SIGOR MTR: saiba sobre este novo sistema

SIGOR

Confira tudo sobre o SIGOR: O novo sistema de auxílio para as empresas de gestão de resíduos

A gestão de resíduos é uma peça-chave para ajudar na reciclagem e na criação de uma vida mais sustentável. Em um país onde se produz tanto resíduo; uma boa administração é essencial para evitar que o descarte de resíduos prejudique o meio ambiente.

Segundo dados da WWF (Fundo Mundial Para a Natureza); o Brasil é o quarto país no mundo que mais produz resíduos. Se olharmos para o período de carnaval então, vemos dados alarmantes. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, após o período de folia de 2015 na cidade do Rio de Janeiro; foram recolhidas 1.129,84 toneladas de resíduos nas ruas da cidade, 10% a mais de produção de resíduos dos períodos normais.

Para que ocorra uma boa administração dos resíduos no estado de São Paulo e no país está sendo lançado o novo sistema Sigor no módulo MTR.

SIGOR no módulo MTR: o que é?

O Sigor MTR (manifesto de transporte de resíduos) foi lançado no dia 16 de dezembro de 2020 e é o novo sistema que vai ajudar na administração dos resíduos estaduais; fazendo também a integração com o sistema nacional.

O Sigor MTR irá gerenciar os MTRS emitidos para controlar o fluxo de resíduos gerados, ajudando desde a origem; trazendo a informação sobre qual item está sendo adquirido e qual a sua quantidade, até o destino final; evitando o descarte dos resíduos para lugares que não estão licenciados e cadastrados no sistema; e isso irá ocorrer através da emissão do certificado de destinação final, disponível no sistema.

O SIgor MTR também irá contar com uma ferramenta muito útil: O MTR Provisório; Esta ferramenta vai ser designada para quem tiver problemas de conexão durante o acesso, ou até mesmo se ocorrer problemas no sistema; acrescentando mais agilidade para os usuários.

Como se cadastrar para começar a utilizar?

Para fazer o uso do sistema é necessário e essencial o cadastramento do usuário e do empreendimento, confira abaixo como funciona:

  • Primeiramente é necessário o cadastramento do usuário no site do sistema de segurança. Para se cadastrar o usuário tem que entrar no site, preencher todos os dados e concluir o cadastramento.
  • Após fazer o cadastramento do usuário, é necessário o cadastramento do empreendimento e este processo começa pelo login; com o usuário que foi criado no site do sistema de segurança. Após o login, é preciso preencher todos os dados e finalizar a inscrição. Atenção para um detalhe muito importante; é necessário o cadastramento individual de cada empreendimento pois irá ser gerado um código de unidade diferente para cada um.

Quando o SIGOR MTR vai começar a valer?

Sua obrigatoriedade irá começar a valer a partir do dia 4 de janeiro de 2021 e todas as empresas de gestão de resíduos devem se cadastrar no sistema.

Se você quer ficar por dentro das atualizações sobre o meio ambiente e saber como diminuir as ações de impacto negativo à natureza, acesse https://www.brasilcoleta.com.br/  e confira nosso conteúdo do Blog. Aproveite e siga nossas páginas nas redes sociais, a Brasil Coleta está no FacebookLinkedIn e Instagram.

Nenhum comentário. Seja o Primeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *