Sabia que os canudos plásticos são os maiores problemas dos oceanos?

Confira o impacto que os canudos plásticos têm nos oceanos e como evitar isso

Responsáveis por ocupar 70% do território do planeta, os oceanos possuem uma biodiversidade imensa que é essencial para a plenitude dos seres vivos. Nos últimos anos, porém, essa biodiversidade vem sendo ameaçada pela poluição e degradação produzidas pelo ser humano, gerando uma situação crítica e preocupante para estas áreas e os seres vivos que a habitam.

Canudos plásticos: um inimigo dos oceanos

Os canudos plásticos são um dos principais poluentes dos mares, e um dos itens mais nocivos para este ambiente. Isto porque, por ser um objeto que é produzido com o plástico, um dos compostos químicos que mais oferecem perigo à natureza, esses itens apresentam grande perigo para os mares.

Além disso, por ser muito usado pela população e por ter uma grande facilidade de se espalhar, esses resíduos se espalham facilmente todos os anos nos mares através do descarte em massa. Inclusive, este descarte incorreto parece não parar de crescer.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Fundo Mundial da Natureza (WWF), aproximadamente 10 milhões de toneladas de resíduo plástico são despejados no mar anualmente. Fato que pode desencadear em uma ação irreversível, pois de acordo com uma pesquisa realizada pela ONU, se medidas não forem tomadas, até 2050 haverá mais resíduo plástico nos oceanos do que espécies marinhas.

Medidas de precaução

Justamente para tentar acabar com o uso do plástico, e mais especificamente dos canudos plásticos, já existem legislações criadas ao redor do Brasil e do mundo. Um exemplo é a “Lei do Canudinho” criada em 2018 no Rio de Janeiro com intuito de obrigar bares, restaurantes e quiosques a oferecer para seus clientes canudos feitos de papel.

Além disso, existem grandes empresas, como o McDonald`s, que estão incorporando em seus hábitos o descarte do uso dos canudos plásticos, tentando trazer para a sociedade o incentivo para esta ação.

Brasil Coleta: uma alternativa para a sustentabilidade

A destinação dos canudos plásticos é um fator muito importante para a sustentabilidade da natureza. Para ajudar nesta ação, existem empresas de coleta que são especializadas na condução de resíduos, como a Brasil Coleta.

Com serviços de compra e venda de resíduos recicláveis, e gerenciamento de resíduos empresariais, a Brasil Coleta dispõe para a sociedade alternativas sustentáveis de destinação de resíduos, virando uma ótima opção para quem deseja alinhar os ideais do seu ambiente com a sustentabilidade. Acesse o site da Brasil Coleta e conheça mais sobre os serviços.

Gostou do texto? Continue acessando nosso blog para ficar ligado nas notícias do meio ambiente.

Estamos também nas redes sociais! Siga-nos no Intagram, Linkedin e Facebook.

 

 

Nenhum comentário. Seja o Primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.