A Indústria da Pesca

Saiba por que a indústria da pesca é danosa para o meio ambiente

Apesar da indústria da pesca ser uma fonte de renda e de alimento para diversos pescadores e cidadãos ao redor do Brasil e do mundo, ela é considerada um problema muito grande tanto para a biodiversidade das águas do Brasil, quanto para a vida marinha do resto do mundo.

Danos intensos na vivência de espécies

Com uma grande estrutura feita com ferramentas, barcos e navios, a indústria da pesca tornou-se uma gigantesca área de comércio do Brasil e do mundo. Com isso, essa crescente da pesca resultou não só em uma devastação da biodiversidade dos rios e dos mares, como influenciou em um aumento gradual da poluição aquática.

De acordo com um relatório produzido pela Organização de Proteção Mundial Animal, é estimado que no Brasil 25 milhões de animais marinhos são atingidos pela pesca fantasma por ano. Além do mais, de acordo com o relatório, é estimado também que mundialmente são abandonados no mar pelo menos 640 mil toneladas de itens de pesca, como redes, anzóis e varas.

Como é feita essa devastação

A indústria da pesca afeta a biodiversidade marinha de diferentes formas. São diversas ações existentes desta área do comércio que afetam a vida marinha, e cada uma tem a sua especificidade.

A pesca fantasma por exemplo, é quando apetrechos de pesca que foram abandonados no mar capturam, danificam, e até matam acidentalmente animais marinhos.

Já a pesca de arrasto, é quando pescadores que estão atrás da pesca de uma só espécie de peixe, capturam diversas outras juntamente. Isto acontece por causa da estratégia usada que consiste na utilização de redes que se fixam no fundo do mar e são puxadas, causando uma movimentação que arrasta e captura tudo o que vê pela frente.

Gostou do texto? Continue acessando nosso blog para ficar antenado nas notícias do meio ambiente.

Siga-nos nas redes sociais para acompanhar as novidades da Brasil Coleta, estamos no Instagram, Linkedin e Facebook.

 

Nenhum comentário. Seja o Primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.