Já conhece o combustível do futuro?

Saiba por que os combustíveis fósseis afetam negativamente o meio ambiente e conheça qual é o combustível do futuro

A produção e emissão de combustíveis poluentes são fatores que fazem parte das principais ações que degradam o meio ambiente.

Seu consumo em massa nos últimos anos vem afetando tanto a terra e contribuindo para o aumento do aquecimento global, que de acordo com estudos do serviço europeu Copernicus (Programa de Observação da Terra da União Europeia), no ano de 2020, a temperatura da terra aumentou 1,5ºC em relação ao período pré-industrial. Um recorde histórico segundo o programa de observação.

E por causa desta situação alarmante e pelas demandas dos especialistas, governos, indústrias e toda a população mundial vem concentrando seus esforços em tentar produzir combustíveis que sejam menos danosos à natureza.

Combustível sustentável: uma nova tendência

Vários combustíveis sustentáveis já são usados, porém, a maioria ainda produz uma boa quantidade de gases poluentes, tornando-se pouco eficaz.

Por isso, com foco em acabar com a procura incessante pelo combustível ideal, muitos estudos e testagens são feitos nos últimos anos, e neste texto resolvemos listar três deles:

  1. Etanol de segunda geração: Produzido com o bagaço e palha da cana, resíduos de beterraba, milho e trigo, entre outros, o novo combustível sustentável vem sendo testado, e através dos testes mostrou que tem um potencial de reduzir em até 80% a emissão de Co2 (um dos principais gases do efeito estufa).
  2. Diesel renovável: Uma outra opção que também vem sendo testada e mostrou que possui um bom potencial de contribuição é o diesel renovável. Usando matérias primas como óleos vegetais e gordura animal, durantes seus testes o produto mostrou que tem potencial de reduzir até 15% a emissão de gases do efeito estufa em comparação com o diesel usado atualmente nos postos do Brasil.
  3. Hidrogênio renovável: E como último exemplo, pode-se citar o hidrogênio renovável, combustível sustentável de maior potencial atualmente e considerado o combustível do futuro. Produzido através da eletrólise, estratégia que consiste no uso da energia elétrica para mudanças em estruturas químicas, o hidrogênio renovável tem potencial de reduzir em até 100% a emissão de gases poluentes, entretanto, sua produção é muito cara, o que impede o uso em massa.

Gostou do texto? Continue acessando nosso blog para ficar antenado nas notícias do meio ambiente.

Siga-nos nas redes sociais para acompanhar as novidades da Brasil Coleta, estamos no InstagramLinkedin Facebook.

 

 

 

Nenhum comentário. Seja o Primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.