PT EN ES

Principais problemas ambientais no Brasil

problemas ambientais

Segundo o IBGE, mais da metade dos municípios brasileiros lida com problemas ambientais expressivos.

O Brasil tem sido pauta em noticiários quando o assunto é problemas ambientais. E não é à toa, o país conta hoje com, pelo menos, seis dos principais problemas elencados por especialistas; entre eles o desmatamento, as queimadas e a poluição da água, do solo e do ar. Esse artigo é para quem deseja entender como eles afetam a nossa vida e como é possível ajudar a mudar essa realidade.

Entendendo o problema

As queimadas são definidas como todo processo de queima de biomassa e são causadas, principalmente, pela ação do homem. O objetivo, muitas vezes, é renovar pastagens ou facilitar a colheita de determinados alimentos, mas, mesmo quando benéficas às atividades de agropecuária, as queimadas podem ser prejudiciais ao meio ambiente, já que liberam gases associados ao efeito estufa.

Já o desmatamento se dá pela retirada total ou parcial da vegetação em decorrência da exploração de recursos, como madeira; da plantação e criação de gado e abertura de novas estradas. O processe é altamente nocivo, pois implica em alterações climáticas, prejudica o solo e causa a destruição da biodiversidade.

A poluição da água, não é surpresa para ninguém, é capaz de provocar alterações químicas, físicas ou biológicas do recurso, oferecendo risco não só aos seres humanos, mas aos animais também. Além disso, pode afetar diretamente atividades econômicas, como agricultura e o turismo. Nesse mesmo patamar está a poluição do solo e do ar.

Hora de ajudar

São muitos os problemas ambientais no país, mas que podem ser solucionados com medidas educativas. Algumas delas são: o reflorestamento, a preservação da vegetação nativa, a proibição das queimadas, a redução do uso de combustíveis fósseis, a economia de energia elétrica, a reutilização de tudo o que for possível, a redução do consumo, o descarte adequado do lixo e a denúncia de empresas que devastam o meio ambiente.

Para ficar por dentro de dicas de preservação, acesse www.brasilcoleta.bom.br e siga nossas páginas nas redes sociais, estamos no FacebookLinkedIn e Instagram.

Nenhum comentário. Seja o Primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

uma empresa