Ações que ajudam a conservar o meio ambiente

meio ambiente

6 atitudes que farão de você um contribuinte direto para a preservação do meio ambiente.

As mudanças climáticas e a extinção de espécies importantes da fauna e flora mundial são alguns dos tópicos debatidos quando pensamos nas ações humanas e em como elas têm afetado negativamente na preservação do meio ambiente. Mas como impedir a total devastação e ajudar, de fato, a conservar nosso bem precioso? Para responder essa questão listamos uma série de atitudes para que você se conscientize e comece agora mesmo!

Não seja a favor do desmatamento

Já falamos sobre os impactos do desmatamento na natureza, então tenha em mente de que esse ato, além de ilegal na maioria das vezes, é um dos maiores problemas no país e no mundo. Ao invés de desmatar, opte pelo plantio de árvores, assim você ajuda o meio ambiente e a si mesmo.

Preserve os recursos hídricos

Não polua os recursos hídricos disponíveis e muito menos o que há em volta deles. Resíduos jogados em matas que cercam os rios, por exemplo, podem provocar o que chamamos de assoreamento, causando alagamentos em períodos de chuvas e desequilíbrio no ecossistema.

Não compre animais ilegais

Essa prática incentiva o tráfico de animais, que geralmente acontecem em condições terríveis para os bichinhos, além de contribuir diretamente com a perda da biodiversidade.

Fique de olho na sua produção de lixo

Lugar de lixo é na lixeira, portanto certifique-se de seguir sempre essa máxima. Separe seu lixo e tente diminuir o uso e consequentemente o descarte de materiais prejudicais à natureza. Se possível, reaproveite tudo. Clique aqui e aprenda a reduzir e reaproveitar o seu lixo.

Atente-se ao consumo de energia elétrica e água

Reutilizar a água da chuva ou da máquina de lavar para limpar o quintal é um exemplo de como reduzir o consumo desse recurso no seu dia a dia. Claro que práticas, como diminuição do tempo de banho, também devem ser priorizadas. O mesmo vale para a energia elétrica. Evite ao máximo seu consumo descomedido.

Opte por transportes alternativos

Mora em um local acessível? Que tal trocar o carro pela bicicleta ao menos três dias da semana? Outra opção é fazer o uso do transporte coletivo. A ideia aqui é diminuir a emissão de gases que prejudicam o meio ambiente e a nossa saúde.

Além disso, pensar bem antes de realizar uma compra também pode evitar a produção excessiva de certos produtos que exploram os recursos de forma desmedida. Ou seja, repensar as atitudes, inclusive de consumo, pode ajudar a salvar o que resta do nosso planeta e você é peça indispensável nesse quebra-cabeça.

Gostou do conteúdo? Então saiba mais sobre a Brasil Coleta e seus serviços em www.brasilcoleta.bom.br. Siga também nossas páginas no FacebookLinkedIn e Instagram e não perca nenhuma atualização sobre as questões relacionadas ao meio ambiente.

Nenhum comentário. Seja o Primeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *