Pandemia, as novas ameaças para o Meio Ambiente

Conheça os riscos e consequências que a pandemia trouxe para o meio ambiente

A pandemia de coronavírus que começou no ano de 2020 e já dura 01 ano, está sendo letal tanto para a área sanitária, quanto para a área ambiental, pois com o agravamento da crise, os desmatamentos e destruições ambientais cresceram ao redor do Brasil e do mundo, e trouxeram um risco notório para a estrutura da natureza.

Perigo à vista na pandemia

São várias as consequências ambientais que se pode registrar, como o agravamento das queimadas no Brasil e no mundo, e os processos de desmatamento cada vez mais crescentes no Brasil.

Segundo dados levantados pelo Instituto Imazon, o desmatamento em 2020 na Amazônia foi o maior dos últimos 10 anos, gerando um aumento de 30% em relação ao ano anterior. Este crescimento se contrasta coincidentemente com a época de pandemia de coronavírus, na qual a fiscalização não é feita devidamente e os atos ilícitos crescem.

Além disto, de acordo com dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), houve também uma incidência das queimadas da fauna brasileira. Segundo as pesquisas, em 2020 foi queimado 15% do pantanal, e os incêndios na Floresta Amazônica aumentaram em torno de 28%.

E não é só no Brasil que a pandemia trouxe perigo ao meio ambiente. De acordo com dados do governo da cidade de Kalimantan Central, que fica localizada na Indonésia, até julho de 2020 foram registrados 700 incêndios ao redor das áreas ambientais da região.

Consequências

O avanço da destruição do meio ambiente no Brasil e no mundo tem consequências tanto para os seres humanos quanto para a biodiversidade e estrutura da natureza.

Um exemplo é o agravamento do aquecimento global que o desmatamento e os incêndios florestais causam no planeta, pois com a ajuda destas ações, elementos químicos que influenciam no aumento da temperatura do planeta, como o dióxido de carbono e o gás carbônico, aumentam exponencialmente.

Além disso, as ações que ameaçam a natureza impactam também na existência de muitas espécies de plantas e animais, acarretando extinções e eliminações de seres.

Gostou do texto? Continue acessando nosso blog para conferir as notícias do mundo ambiental.

Siga-nos nas redes sociais para conferir as novidades, estamos no Instagram, Linkedin e Facebook.

 

 

 

Nenhum comentário. Seja o Primeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *