Descubra o significado da sigla ESG e saiba qual a sua importância
Engajamento ambiental, social e administrativo tem tido cada vez mais importância para as empresas no mundo dos negócios atual. E é baseado nisso que a sigla ESG nasceu e se espalhou pelo mundo empresarial. Impulsionada por ideais sustentáveis que estão cada vez mais presentes na sociedade, a sigla ESG virou um conceito que tem uma grande importância no crescimento econômico e consolidação de uma empresa.
O que é
A sigla ESG – environment, social and governance que traduzido para o português significa ambiental, social e governança – é um conceito que foi criado por economistas e publicitários que se popularizou muito nos últimos anos. Com intenção de criar uma espécie de normatização, este ideal surgiu para denominar as empresas que têm em seus princípios a consideração social, governamental e ambiental, ou seja, qualquer empresa que tem na base de suas ações estes princípios, se enquadraria neste conceito segundo os criadores da sigla. Nos últimos anos, este conceito vem se consolidando muito e já está servindo de base para muitos investidores e bancadas de marketing das empresas, e isto não é à toa.
Pela sigla ESG remontar a ideais de sustentabilidade, diversidade e transparência, as empresas que baseiam suas estratégias internas e externas neste conceito, contribuem e aderem a conceitos que vem sendo muito aclamados pela sociedade, mas existem um adendo importante: para a empresa ser considerada ESG, ela precisa estar enquadrada nos três conceitos que formam a sigla. Por exemplo, se uma empresa do ramo de energia sustentável tem problemas de corrupção, ou empecilhos com diversidade, ela já não se enquadra no nicho de ESG.
Gostou do texto? Continue acessando nosso blog para ficar antenado nas informações e notícias produzidas periodicamente.
Siga-nos no Instagram, Linkedin e Facebook para acompanhar as novidades e atualizações diárias.
Nenhum comentário. Seja o Primeiro.