Quais são os principais poluentes despejados nos mares?

Saiba quais são os principais poluentes dos mares e entenda a importância dos mares para o planeta

Conhecidos por habitar uma quantidade imensa de biodiversidade e possuir tarefas essenciais para a vida humana, os mares sofrem com a poluição tanto quanto as outras áreas do meio ambiente.

Principais poluentes dos mares

Segundo dados do Greenpeace, por ano são despejados 8 milhões de toneladas de lixo nos mares, e dentre esta quantidade, algo em torno de 60 a 90% são resíduos plásticos. Mas não são só estes resíduos que fazem parte dos poluentes marítimos.

Existem também os resíduos líquidos, produtos químicos que também contribuem para a degradação dos mares. E um exemplo que podemos dar a respeito destes produtos é o petróleo que é espalhado periodicamente com as explosões ocorridas em plataformas de extração deste material.

Entretanto, a quantidade de resíduo líquido que é despejado no mar é muito menor do que a quantidade de resíduo sólido, portanto, este resíduo contribui menos para os poluentes dos mares.

Além dos poluentes já citados, existe também os Pcbs, poluentes químicos derivados do petróleo que possuem grande resistência com a dissolução depois que são jogados impropriamente nos mares. Diferente dos resíduos líquidos que só são existentes em formato líquido, a presença desta substância é principalmente identificada em adesivos, mas também pode ser encontrada em tinhas e até em lubrificantes hidráulicos, o que acrescenta grande perigo ao produto, pois pela sua presença em diversas quantidades de materiais, a capacidade de destruição aos mares é grande.

Importância da preservação

Presentes na maior parte do território do planeta, cerca de 70%, os mares têm papéis importantes na vivência dos seres humanos e do planeta, e por isto a conscientização a respeito da sua preservação deve ser imposta a todo momento.

Segundo dados de pesquisas realizadas pelo Greenpeace, algo em torno de 50 a 85% do ar que respiramos vem das algas marinhas. O processo é responsável pelas algas da espécie chamada fitoplâncton, que através da absorção de gás carbônico, gera oxigênio e aciona a chamada fotossíntese.

Portanto, com a poluição dos mares, são gerados danos significativos aos seres vivos, e a plena conservação deste meio é essencial para o mundo todo.

Gostou do texto? Continue acessando nosso blog para ficar ligado nas informações e notícias que produzimos periodicamente a respeito do mundo ambiental.

 

Estamos também nas redes sociais! Siga-nos no Instagram, Linkedin e Facebook para ficar antenado nas novidades e atualizações diárias.

Nenhum comentário. Seja o Primeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *