Entenda porque devemos separar o lixo de embalagens passíveis de reciclagem

separar o lixo

Você sabia que separar o lixo em casa corretamente traz muitos benefícios?

 

O ato de separar o lixo em casa pode trazer inúmeros benefícios, como a economia de energia, material, água, espaço, também pode evitar danos ao meio ambiente ou a pessoas como em casos de acidentes com garrafas ou lixo hospitalar, por exemplo. A separação e reciclagem do lixo ainda pode ser algo rentável.

 

Como fazer?

Existem três categorias maiores para separar o lixo: 

Dentre o lixo seco ou reciclável estão as embalagens de papéis, metais, plásticos e vidro. Uma dica é que você pode limpar esses itens com água de reuso ou com algum papel que também será descartado. Além disso, tome cuidado com vidro quebrado e os demais itens que são feitos desse material.

O lixo orgânico é composto por restos de comida, como cascas de legumes e frutas, cascas de ovos, borra de café entre outros. Esse tipo de lixo pode ser armazenado para criar adubo melhorando a saúde da terra da sua casa. Você pode juntar pequenas quantias e depois enterrar. Esse processo não deixa cheiro nenhum e em caso de bolores, adicione material orgânico seco, como grama, folhas e serragem.

É considerado lixo comum papel higiênico, papéis sujos, engordurados, plastificados, metalizados entre outros, dejetos humanos e de animais, podas de plantas, filtros de café e sachê de chás. Esse tipo de resíduo acaba parando nos aterros sanitários, ou pior ainda, nos lixões, essa opção é terrível para o meio ambiente, pois o acúmulo de lixo pode gerar chorume e contaminar os lençóis freáticos. Ou seja, a única solução para esse tipo de lixo é ter seu consumo reduzido.

Como reduzir o consumo de lixo

Para reduzir o consumo do lixo comum, opte por produtos com embalagens feitas de materiais que possam ser reciclados. Caso não seja possível, repense sobre o uso desses produtos, como por exemplo as sacolas plásticas, hoje já existem ecobags que são feitas de algodão ou outros materiais para evitar que esse item seja utilizado.

Procure postos de descarte de lixos especiais, como óleo, pilhas e baterias, lâmpadas, eletrodomésticos entre outros. Isso porque, por exemplo, já existem ONGs que recolhem o olho e doam para que a comunidade possa fazer sabão.

Conclusão

As vantagens da separação do lixo doméstico de maneira consciente trazem inúmeros benefícios ao meio ambiente. Além de aliviar os lixões e aterros sanitários, chegando até eles apenas restos de resíduos que não podem ser reaproveitados, grande parte dos resíduos sólidos gerados em casa podem ser reutilizados e até mesmo se tornarem fonte de renda se bem aproveitados. A prática de separação e reutilização de lixo, deve ser difundida para benefício de todos!

Quer saber mais? Continue acessando nosso blog  para ficar antenado nas notícias do mundo sustentável, e para ficar sempre atualizado, siga nossas redes sociais, estamos no: Instagram, FacebookLinkedIn.

Nenhum comentário. Seja o Primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.