Entenda o perigo de usar e consumir agrotóxicos

agrotóxico

Entenda o perigo que estamos correndo ao usar e consumir agrotóxicos.

Agrotóxicos podem ser um perigo disfarçado que levamos para dentro de casa.

Os agrotóxicos são produtos químicos que alteram a flora e da fauna com a função de evitar que doenças, insetos ou plantas daninhas prejudiquem as plantações.

Pode até parecer uma boa solução, um produto que evita a danificação de plantações. A grande polêmica é em relação aos agrotóxicos se deve aos efeitos prejudiciais de sua utilização, representados por doenças, contaminações e as consequências ainda desconhecidas que podem ser causadas por eles.

Você sabia que o Brasil é o país que mais consome agrotóxicos no mundo? Essa é uma situação extremamente prejudicial para o meio ambiente e para a saúde humana.

Os números

De acordo com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva e com o Ministério da Saúde: 64% dos alimentos no Brasil são contaminados por agrotóxicos.

E 34.147 intoxicações por esses produtos foram notificadas no SUS entre 2007 e 2014; 288% foi o percentual de aumento do uso dos agrotóxicos no Brasil entre 2000 e 2012 e o faturamento da indústria de agrotóxicos no Brasil em 2014 foi de 12 bilhões de dólares.

Essa realidade nos coloca, desde 2008, na posição de maior mercado mundial de agrotóxicos.

Meio Ambiente e Saúde Humana em perigo

O uso de agrotóxicos pode contaminar a água e o solo e seus componentes podem ser levados por meio da chuva e dos ventos. Os agricultores que trabalham com a aplicação desses produtos e a população que vive próximo às plantações se tornam as mais vulneráveis, pois estão em contato direto com os produtos.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, compilados no Dossiê da ABRASCO, as principais doenças relacionadas à intoxicação por agrotóxicos são: arritmias cardíacas, lesões renais, câncer, alergias respiratórias, doença de Parkinson, fibrose pulmonar, entre outras.

Por meio do Programa de Análise de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), a ANVISA identificou os produtos que apresentavam os maiores níveis de contaminação em 2009, são eles: pimentão, morango, uva, cenoura, alface, tomate, mamão e laranja.

Agrotóxicos no Brasil

No Brasil há uma lei que regulamenta a utilização de agrotóxicos, chamada Lei de Agrotóxicos nº 7.802/1989. Essa lei é considerada bastante permissiva se comparada a leis de outros países, como a da União Europeia, por exemplo. Isso significa que, por aqui, a utilização desses produtos é muito maior e mais livre que nos países europeus.

Saiba mais sobre a Brasil Coleta em nosso site, clicando aqui, e acompanhe todas as notícias e dicas no  blog e em nossas páginas no FacebookLinkedIn e Instagram.

Nenhum comentário. Seja o Primeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *