Coleta de resíduos contaminados

Resíduos contaminados

 

Os resíduos contaminados (ou perigosos) são classificados com base em suas propriedades biológicas, químicas e físicas. Considerados “classe I” que são os resíduos que apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente, exigindo tratamento e disposição especiais em função de suas características de toxicidade, inflamabilidade, corrosividade, reatividade, patogenicidade entre outras.

 

Algumas categorias consideradas perigosas:

 

Tóxico

Esta categoria considera todos os resíduos dessas substâncias capazes de alterar negativamente o metabolismo dos seres vivos. Pesticidas e metais pesados ​​se enquadram nessa categoria.

Inflamável

Inclui qualquer substância capaz de gerar fogo espontaneamente ou induzida, como papel, lascas de madeira e produtos petrolíferos. Queimam a temperaturas relativamente baixas e podem causar um risco imediato de incêndio.

Corrosivo

São ácidos ou bases capazes de corroer ou danificar algumas superfícies nas quais atuam (metal, matéria orgânica), como ácido clorídrico ou hidróxido de sódio.

Reatividade:

 

Ser capaz de produzir reação explosiva ou detonante sob a ação de estímulo, ação catalítica ou temperatura em ambientes confinados.

 

Radioativo

Todos os resíduos contêm elementos químicos que perdem energia através da emissão de radiação. Um exemplo disso são os resíduos de usinas termonucleares, equipamentos de medicina nuclear, entre outros.

 

Veja também:

Resíduos Infectantes e como descartar corretamente esses materiais perigosos

Brasil Coleta: o caminho para o seu descarte correto. 

Oferecendo serviços de coleta de resíduos perigosos e não perigosos, a Brasil Coleta é o seu destino para o descarte correto! Clique aqui e saiba mais sobre os serviços.

 

Gostou do conteúdo? Continue acessando nosso 

blog  para ficar antenado nas notícias do mundo sustentável, e para ficar sempre atualizado, siga nossas redes sociais, estamos no: Instagram, FacebookLinkedIn

Nenhum comentário. Seja o Primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.