O que torna uma cidade sustentável?

Cidade sustentável: pessoas fazendo atividade física e utilizando bicicletas no centro

Podemos dizer que cidade sustentável é aquela que alinha seus padrões de vida, produção e consumo com base em uma combinação entre aspectos econômicos e socioambientais. Adotando políticas públicas e ações que impactam positivamente a sustentabilidade.

 

O atual modelo de produção e consumo tem sido um dos principais responsáveis pelo processo de degradação ambiental. O planeta está chegando em um ponto cada vez mais crítico, observando-se que não pode ser mantida a lógica prevalecente de aumento constante do consumo. A exploração crescente dos recursos naturais coloca em risco as condições físicas de vida na Terra, à medida que o modelo econômico atual exige um nível e tipo de produção e consumo ambientalmente insustentáveis.

Nesse contexto, o consumo sustentável surge como alternativa à lógica convencional, para a garantia do desenvolvimento.

 

Sendo assim, foi criado Programa Cidades Sustentáveis (PCS) é uma iniciativa Estruturada em 12 eixos temáticos e alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) oferece ferramentas e metodologias de apoio à gestão pública e ao planejamento urbano. Veja a lista com os 12 eixos:

 

  • Ação local para a saúde
  • Bens naturais comuns
  • Consumo responsável e opções de estilo de vida
  • Cultura para a sustentabilidade
  • Do local para o global
  • Economia local, dinâmica, criativa e sustentável
  • Educação para a sustentabilidade e qualidade de vida
  • Equidade, justiça social e cultura da paz
  • Gestão local para a sustentabilidade
  • Governança
  • Melhor mobilidade, menos tráfego
  • Planejamento e desenho urbano.

Ao escolher o caminho do equilíbrio, municípios acumulam benefícios, como a redução no tráfego de veículos e congestionamentos e no desperdício de energia elétrica, resultando em opções criativas para diminuir as emissões de carbono, a degradação dos ecossistemas e a poluição da água, ar e solo.

 

Conclusão

 

Para resultar em uma cidade sustentável é necessário esforços conjuntos entre governos, ONGs, iniciativa privada e cidadãos, que sugerem e aperfeiçoam soluções para o desenvolvimento sustentável.

O consumo sustentável significa consumir de forma consciente, responsável, com compreensão de que suas escolhas terão consequências ambientais e sociais positivas e negativas. É consumir o que realmente é necessário, estendendo a vida útil do produto o máximo possível. Envolve a escolha de produtos que utilizam menos recursos naturais, que são produzidos através do emprego decente e que utilizam materiais duráveis facilmente reaproveitados e reciclados. 

 

Faça parte deste esforço coletivo em prol da sustentabilidade, com a Brasil Coleta sua empresa fará parte das iniciativas que apoiam e financiam os esforços para um mundo melhor.

 

 Com informações: FIA

 

Gostou do conteúdo? Continue acessando nosso 

blog  para ficar antenado nas notícias do mundo sustentável, e para ficar sempre atualizado, siga nossas redes sociais, estamos no: Instagram, FacebookLinkedIn.

Nenhum comentário. Seja o Primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.