Podemos dizer que cidade sustentável é aquela que alinha seus padrões de vida, produção e consumo com base em uma combinação entre aspectos econômicos e socioambientais. Adotando políticas públicas e ações que impactam positivamente a sustentabilidade.
O atual modelo de produção e consumo tem sido um dos principais responsáveis pelo processo de degradação ambiental. O planeta está chegando em um ponto cada vez mais crítico, observando-se que não pode ser mantida a lógica prevalecente de aumento constante do consumo. A exploração crescente dos recursos naturais coloca em risco as condições físicas de vida na Terra, à medida que o modelo econômico atual exige um nível e tipo de produção e consumo ambientalmente insustentáveis.
Nesse contexto, o consumo sustentável surge como alternativa à lógica convencional, para a garantia do desenvolvimento.
Sendo assim, foi criado Programa Cidades Sustentáveis (PCS) é uma iniciativa Estruturada em 12 eixos temáticos e alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) oferece ferramentas e metodologias de apoio à gestão pública e ao planejamento urbano. Veja a lista com os 12 eixos:
- Ação local para a saúde
- Bens naturais comuns
- Consumo responsável e opções de estilo de vida
- Cultura para a sustentabilidade
- Do local para o global
- Economia local, dinâmica, criativa e sustentável
- Educação para a sustentabilidade e qualidade de vida
- Equidade, justiça social e cultura da paz
- Gestão local para a sustentabilidade
- Governança
- Melhor mobilidade, menos tráfego
- Planejamento e desenho urbano.
Ao escolher o caminho do equilíbrio, municípios acumulam benefícios, como a redução no tráfego de veículos e congestionamentos e no desperdício de energia elétrica, resultando em opções criativas para diminuir as emissões de carbono, a degradação dos ecossistemas e a poluição da água, ar e solo.
Conclusão
Para resultar em uma cidade sustentável é necessário esforços conjuntos entre governos, ONGs, iniciativa privada e cidadãos, que sugerem e aperfeiçoam soluções para o desenvolvimento sustentável.
O consumo sustentável significa consumir de forma consciente, responsável, com compreensão de que suas escolhas terão consequências ambientais e sociais positivas e negativas. É consumir o que realmente é necessário, estendendo a vida útil do produto o máximo possível. Envolve a escolha de produtos que utilizam menos recursos naturais, que são produzidos através do emprego decente e que utilizam materiais duráveis facilmente reaproveitados e reciclados.
Faça parte deste esforço coletivo em prol da sustentabilidade, com a Brasil Coleta sua empresa fará parte das iniciativas que apoiam e financiam os esforços para um mundo melhor.
Com informações: FIA
Gostou do conteúdo? Continue acessando nosso
blog para ficar antenado nas notícias do mundo sustentável, e para ficar sempre atualizado, siga nossas redes sociais, estamos no: Instagram, Facebook e LinkedIn.
Nenhum comentário. Seja o Primeiro.