Tradicional no ramo de análise e acompanhamento, o Inpe lançou uma nova plataforma de captação de imagens. Conheça um pouco sobre essa novidade
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) lançou recentemente uma plataforma de dados com acesso público que reúne uma grande quantidade de imagens aéreas. Iniciado em 2019, o projeto tem previsão de ser finalizado em 2022, e promete ajudar no monitoramento dos solos e biomas brasileiros.
O que é o Inpe?
Criado em 1961, o Inpe é um instituto governamental de renome nacional e internacional responsável em liderar pesquisas científicas e ajudar no desenvolvimento tecnológico.
Com foco em auxiliar no desenvolvimento do país, o instituo aborda tanto conteúdos mais abrangentes, como o acompanhamento do meio ambiente, como conteúdos mais específico, como a análise da meteorologia.
O que é e como irá funcionar o novo projeto
A nova plataforma, denominada de Brazil Data Clube – ou Cubo de Dados Brasil em português – irá disponibilizar imagens aéreas de todo o território brasileiro.
O sistema irá funcionar através da captação de imagens feitas por diversos satélites, os chamados cubos de dados.
Uma vez captadas as imagens, elas irão ser disponibilizadas e poderão ser comparadas durante a linha do tempo, para com isso o acompanhamento do uso do solo e situação dos biomas puder ser feito precisamente e de modo remoto.
Com perfil inovador, a tecnologia promete trazer uma assistência de qualidade para a fomentação de políticas públicas ambientais, e desenvolvimento de pesquisas e análises.
Gostou do texto? Continue acessando nosso blog para acompanhar as novidades e notícias do mundo ambiental.
Siga-nos nas redes sociais para acompanhar as novidades, estamos no Instagram, Linkedln e Facebook.
Nenhum comentário. Seja o Primeiro.