Inpe cria plataforma que capta imagens do solo brasileiro

Inpe cria plataforma que capta imagens do solo brasileiro

Tradicional no ramo de análise e acompanhamento, o Inpe lançou uma nova plataforma de captação de imagens. Conheça um pouco sobre essa novidade

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) lançou recentemente uma plataforma de dados com acesso público que reúne uma grande quantidade de imagens aéreas. Iniciado em 2019, o projeto tem previsão de ser finalizado em 2022, e promete ajudar no monitoramento dos solos e biomas brasileiros.

O que é o Inpe?

Criado em 1961, o Inpe é um instituto governamental de renome nacional e internacional responsável em liderar pesquisas científicas e ajudar no desenvolvimento tecnológico.

Com foco em auxiliar no desenvolvimento do país, o instituo aborda tanto conteúdos mais abrangentes, como o acompanhamento do meio ambiente, como conteúdos mais específico, como a análise da meteorologia.

O que é e como irá funcionar o novo projeto

A nova plataforma, denominada de Brazil Data Clube – ou Cubo de Dados Brasil em português – irá disponibilizar imagens aéreas de todo o território brasileiro.

O sistema irá funcionar através da captação de imagens feitas por diversos satélites, os chamados cubos de dados.

Uma vez captadas as imagens, elas irão ser disponibilizadas e poderão ser comparadas durante a linha do tempo, para com isso o acompanhamento do uso do solo e situação dos biomas puder ser feito precisamente e de modo remoto.

Com perfil inovador, a tecnologia promete trazer uma assistência de qualidade para a fomentação de políticas públicas ambientais, e desenvolvimento de pesquisas e análises.

Gostou do texto? Continue acessando nosso blog para acompanhar as novidades e notícias do mundo ambiental.

Siga-nos nas redes sociais para acompanhar as novidades, estamos no Instagram, Linkedln e Facebook.

 

Nenhum comentário. Seja o Primeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *