Entenda o que é o MTR Online e o SINIR

Sinir

Entenda a extrema importância de fazer seu cadastro e como fazer isso.

O MTR online – emitido pelo portal do SINIR (Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos) – é um documento que deverá acompanhar o transporte do resíduo até a destinação final. Nele encontramos a descrição da carga a ser transportada, bem como os dados do gerador, do transportador e do receptor.

O MTR (Manifesto de Transporte de Resíduos) é gerado através do SINIR pelo gerador de resíduos; sujeitos à elaboração de PGRS. A sua utilização é obrigatória em todo o território nacional.

Há leis ambientais e normas técnicas que regulamentam a armazenagem, coleta, transporte e destinação final dos resíduos; principalmente os potencialmente inflamáveis, tóxicos, corrosivos, reativos e patogênicos. As empresas devem ficar atentas para não as descumprirem, pois desse modo evitarão multas e em alguns casos até a paralisação do seu negócio.

A Emissão do MTR online no SINIR

O documento deve ser emitido pelo Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão de Resíduos Sólidos – SINIR.

Mediante o MTR online – SINIR é possível conhecer e rastrear a massa de resíduos, a geração, armazenamento temporário, transporte e destinação dos resíduos sólidos no Brasil.

Para emitir o MTR será necessário informar:

  • CNPJ;
  • identificação do resíduo;
  • quantidade, informando o volume total em metros cúbicos (m3);
  • peso, em kg;
  • qual o tipo de resíduos;
  • identificação do gerador – nome completo e cargo do responsável;
  • identificação do transportador – informar a data agendada para a coleta e preencher o nome do motorista, placa do veículo etc.

(Cada Estado brasileiro possui diretrizes diferentes para a emissão do MTR, fique atento).

Afinal, quem é obrigado a emitir o MTR online no SINIR?

Conforme citado na Portaria nº 280/20, para utilizar o Sistema MTR Online a geradora, transportadora, armazenadora temporária e destinadora de resíduos deverão se cadastrar no sistema. O gerador é o responsável exclusivo por emitir o MTR no SINIR, para cada remessa de resíduo enviado para destinação.

A movimentação de resíduos sólidos deve ser atestada, sucessivamente, por cada agente desse processo, efetivando as ações de geração, armazenamento, transporte e do recebimento de resíduos sólidos dentro do Sistema MTR online.

Para se cadastrar, acesse:
http://mtr.sinir.gov.br/

Para maiores informações acesse a Portaria: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-280-de-29-de-junho-de-2020-264244199

Se você quer ficar por dentro das atualizações sobre o meio ambiente e saber como diminuir as ações de impacto negativo à natureza, acesse https://www.brasilcoleta.com.br/  e confira nosso conteúdo do Blog. Aproveite e siga nossas páginas nas redes sociais, a Brasil Coleta está no FacebookLinkedIn e Instagram.

Nenhum comentário. Seja o Primeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *