Ecologia e a preservação do meio ambiente

Ecologia | Brasil Coleta

Saiba mais sobre o conceito de ecologia

Ecologia e a preservação do meio ambiente – A Ecologia é a área dentro da Biologia que estuda como os seres vivos e o meio ambiente onde vivem interagem entre si. É uma forma muito eficaz de compreender a natureza, já que ela analisa e leva em consideração diversos campos de estudo diferentes, como genética, evolução e fisiologia.

Como a ecologia é estudada?

A ecologia se organiza em níveis, e os estudos são realizados em cima de cada um desses separadamente.

População

“População” abrange os organismos de uma única espécie que vivem num mesmo ambiente. Possuem maiores chances de se reproduzir entre si.

Comunidade

A classificação “comunidade” é o conjunto de populações que convivem na mesma região. Elas interagem entre si e vivem em condições ambientais bastante específicas. Pode ser usado como exemplo de “comunidade” os insetos e plantas de alguma região.

Ecossistemas

Já o grupo de comunidades é chamado de “ecossistema”. São as comunidades que interagem não apenas entre elas mesmas, mas também com o ambiente a sua volta. O conjunto de ecossistemas recebe o nome de “bioma”.

Biosfera

Classificação mais ampla, a “biosfera” abrange o conjunto de ecossistemas de diferentes lugares do planeta. É o que engloba toda a biodiversidade do planeta Terra.

Por que o estudo da ecologia é tão importante?

A ecologia é a ferramenta que os ecólogos possuem para compreender de maneira objetiva como são as interações entre as espécies, e como as mesmas coexistem em certos ambientes. Através das análises realizadas, é possível traçar o futuro das espécies e todas as possíveis consequências de mudanças no padrão de vida de uma comunidade.

No mesmo sentido, a Ecologia é essencial para entender o futuro do nosso planeta. Entendendo e estudando as diferentes espécies e suas necessidades, é possível analisar sobre como as atividades do ser humano podem vir a influenciar o meio ambiente. Com isso, o estudo da Ecologia, somado à conscientização das pessoas, podem cooperar na garantia de um futuro mais sustentável.

Saiba mais sobre os serviços da Brasil Coleta através do nosso site, clicando aqui. Fique por dentro das novidades do mercado no nosso blog, e acompanhe a Brasil Coleta nas redes sociais, pelo Facebook, LinkedIn e Instagram.

Nenhum comentário. Seja o Primeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *