Desenvolvimento sustentável como solução

Desenvolvimento sustentável | Brasil Coleta

Como se desenvolver de forma sustentável preserva o planeta

Desenvolvimento sustentável como solução – Conceito que surgiu durante a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, é algo que está tornando-se cada vez mais almejado ao redor do mundo. O desenvolvimento sustentável tem a capacidade de sustentar e prover para a geração atual que habita o planeta, sem interferir no suprimento de gerações futuras. É, portanto, aquele que mantém os recursos para o futuro. 

E como o desenvolvimento sustentável torna-se uma realidade? 

É preciso que três princípios andem lado a lado: desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e desenvolvimento ambiental. Com esses três conceitos aplicados, surge o desenvolvimento sustentável. 

E quais são seus principais objetivos? 

Em 2015, alguns objetivos foram traçados pela ONU, e foram chamados de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), para servir como uma orientação para países de todo o mundo. Listamos alguns a seguir: 

  • Acabar com a pobreza e com a fome; 
  • Prover saúde e educação de qualidade; 
  • Energias renováveis de fácil acesso e aquisição; 
  • Consumo e produção responsáveis. 

O cenário brasileiro 

O Brasil considera o desenvolvimento sustentável como a principal forma de combater as desigualdades presentes no país. Destaque-se internacionalmente, por conta disso, no quesito meio ambiente. 

Inclusive, foi aqui que foram sediadas duas grandes conferências internacionais para tratar de sustentabilidade: A Rio-92 e a Rio+20. A primeira, com nome completo de “Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento” aconteceu no ano de 1992, na cidade do Rio de Janeiro. Tratou de problemas ambientais e como se desenvolver de forma sustentável, e foi um grande alerta de conscientização para vários países sobre a preservação do meio ambiente. 

Já a Rio+20, conhecida também como “Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (CNUDS)”, serviu para resgatar os temas explorados na Rio-92, 20 anos depois. 

Saiba mais sobre como a Brasil Coleta contribui para um desenvolvimento cada vez mais sustentável através do nosso site, clicando aqui. Acompanhe todas as nossas notícias pelo nosso blog, e no nosso FacebookLinkedIn Instagram. 

Nenhum comentário. Seja o Primeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *