Como os cupins ajudam as florestas em tempos de seca

Cupins ajudam as florestas se tornando grandes aliados contra as mudanças climáticas

Esses insetos possuem uma má reputação, devido ao fato de causarem danos aos móveis, livros  e outros transtornos nas residências das pessoas, mas o que muitos não sabem é que a esmagadora maioria dessa espécie se encontram bem afastada do meio urbano. São mais de 2.800 espécies já catalogados, no Brasil encontra-se 320 dessas. Os cupim ajudam as florestas e são um dos maiores responsáveis pelo ciclo do carbono em nosso planeta.

Seu papel

Dentro dos cupinzeiros existem uma colônia, que obedece uma casta, e cada um deles é responsável por uma função. Esses cupins auxiliam na decomposição da matéria orgânica do sistema onde se encontram, se alimentando principalmente da celulose, ajudam a decompor madeiras mortas, também colaboram para aerar e drenar a terra, o que contribui diretamente para a fertilidade da terra.

é incontestável a importância que os cupins exercem para a manutenção do equilíbrio de ecossistemas naturais, mas ainda não se sabe ao certo qual função de fato esses insetos exerciam, uma vez que que existem  outros microrganismos que desempenham funções parecidas, como as formigas, micróbios do solo, minhocas e etc.

Pesquisa

Em estudo publicado na revista Science, foi relatado uma  descoberta muito interessante.. A pesquisa revelou, por sorte, pois no mesmo período houve uma grande estiagem, o fenômeno do El Niño. Constatou-se que os cupins ajudam as florestas a suportar a estiagem, mantendo-se intacta e saudável.

Na pesquisa observou-se que as áreas onde haviam a presença de cupins, mesmo num período de estiagem o solo se manteve intacto, e até melhor e mais fértil graças a esses insetos. O solo permaneceu úmido, as sementes germinaram e os todo sistema onde os cupins se encontravam prosperou, mesmo com as mudanças climáticas severas. O que não ocorreu onde eles não habitavam.

Conclusão

Segundo a professora Corina Tarnita, coautora do estudo: “Mesmo  quando você vê um início de desertificação entre cupinzeiros, a vegetação sobre ou ao redor deles se mantém bem”. Portanto se faz necessária a preservação desses grandes aliados do nosso ecossistema. Comprovou-se  através desses incríveis insetos que é  possível  impedir a degradação do solo, e prosperar a vegetação, indo contra as mudanças climáticas de forma natural.

Gostou do conteúdo? Continue acessando nosso

blog  para ficar antenado nas notícias do mundo sustentável, e para ficar sempre atualizado, siga nossas redes sociais, estamos no: Instagram, FacebookLinkedIn .

Nenhum comentário. Seja o Primeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *