PT EN ES

Reduzindo lixo de forma simples e reaproveitando resíduos

resíduos

Reduzindo lixo de forma simples e reaproveitando resíduos

Aprenda a reaproveitar seus resíduos diários

A reciclagem de resíduos, como já sabemos, é muito importante para que determinados materiais utilizados no dia a dia sejam transformados em algo novo. Essa transformação contribui diretamente com a redução do consumo de produtos, de energia e, consequentemente, com a atenuação da poluição do meio ambiente. A reutilização segue esses mesmos princípios de diminuição de descarte de produtos ainda reaproveitáveis, mas consiste no aproveitamento máximo, quase total, deles.

No Brasil, existe uma lei que determina que quem gera resíduos sólidos é responsável por ele e deve seguir as normas de coleta e destinação adequada desses rejeitos. Ela é direcionada a empresas de pneus, pilhas, baterias, agrotóxicos, etc. Trata-se da Lei 12305/2010, denominada Política Nacional de Resíduos Sólidos. Vale ressaltar que a Brasil Coleta atua desde 1977 no gerenciamento de resíduos, sendo referência nesse mercado.

Mas não são empresas as únicas produtoras de resíduos reutilizáveis, qualquer pessoa, no seu dia a dia, lida com eles e pode fazer a diferença em casa.

Como faço para reduzir o lixo e reutilizar resíduos no meu cotidiano?

– Evite desperdiçar alimentos: cozinhar porções exageradas geram desperdício de comida, então criar um prato com as sobras é uma boa saída. Aquele arroz amanhecido pode virar bolinhos. As cascas e os talos dão ótimos caldos caseiros e restos de frutas podem se tornar adubos ou culinária alternativa também. Alimentos como carnes, que acabam sobrando, podem servir de comida para os pets. Já o óleo de cozinha facilmente vira sabão.

– Atenção para os acessórios: itens, como fósforos e guardanapos, podem se tornar compostagem, que é um conjunto de métodos utilizados para estimular a decomposição de materiais orgânicos. É possível fazer a compostagem em casa, mas existem empresas especializadas nesse processo, vale verificar como destinar esses dejetos no seu bairro ou na sua cidade. Além disso, caixas de leite, papel filme, entre outros, podem ser destinados à reciclagem. Na hora do banho dê preferência às buchas vegetais e para lavar a louça opte pela lã de aço. Use cosméticos e produtos de higiene até o final e, antes de comprar, verifique se as embalagens do que você consome são biodegradáveis, isso vale, inclusive, para os sacos de lixos;

– Absorventes íntimos e fraldas: No Brasil, ainda não contamos com uma tecnologia capaz de reciclar esses resíduos, mas você pode optar por usar materiais diferenciados, como absorventes feitos com silicone e fraldas de pano.

Viu?! É muito simples começar em casa. Pequenas mudanças podem contribuir, e muito, para a redução do seu lixo e, além disso, com elas você perceberá possibilidades incríveis com a reutilização dos resíduos. Para mais informações, dicas de reciclagem e reutilização de resíduos, acesse www.brasilcoleta.com.br, a Brasil Coleta é especialista no assunto. Siga também nossas páginas no FacebookLinkedIn e Instagram para não perder nada.

Nenhum comentário. Seja o Primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

uma empresa