Saiba mais detalhes sobre os materiais recicláveis
Reciclagem: Quais são os materiais recicláveis? – O tópico “reciclagem” é um assunto que está cada vez mais presente na vida das pessoas. A coleta seletiva, por exemplo, é um processo que também está crescentemente surgindo em centros empresariais. Por esse motivo, é muito importante saber quais materiais entram nesse processo.
Entenda melhor qual o descarte apropriado
É importante entender, em primeiro lugar, que existem formas diferentes para realizar um descarte. Normalmente, a reciclagem é realizada quando não é possível aplicar dois outros processos: a reutilização e a redução. Juntos, esses três processos formam os 3 R’s da Sustentabilidade.
A reutilização é aplicada para materiais como restos de materiais de uma obra, por exemplo. São materiais que possuem uma reciclagem mais complexa. Uma garrafa plástica ou um copo de vidro seria mais simples. Para esses materiais que não serão mais utilizados, é possível comercializá-los, e existe uma grande procura no mercado para eles.
Como nós da Brasil Coleta já comentamos diversas vezes em nossas postagens, a sustentabilidade é um assunto de extrema relevância para a preservação do nosso planeta. Por isso, é preciso que aconteça uma redução no descarte e no desperdício de materiais, através de ações como a reutilização (mencionada acima) e o consumo consciente.
E, finalmente, através da reciclagem, conseguimos, através do reaproveitamento de um material descartado, elaborar novos produtos, ou até substituir esses que foram anteriormente jogados fora.
Quais materiais podem entrar no processo de reciclagem?
A maioria dos produtos que foram fabricados a partir dos materiais a seguir podem, sim, serem reciclados. Porém, há algumas exceções:
Papel
Qualquer papel que seja diferente do papel de ofício, revista e jornal, e que não seja papelão, não pode ser reciclado. Papéis adesivos, celofane, plastificados, sanitários e fotográficos são alguns deles. Guardanapos e fita crepe também não podem entrar no processo.
Plástico
Com exceção das embalagens metalizadas que embalam salgadinhos, acrílico, espumas e adesivos, todos os outros produtos feitos a partir de plástico podem ser reciclados após o descarte. Portanto, devem ser descartados na lixeira vermelha “plástico” da coleta seletiva.
Metal
Ficam de fora da reciclagem produtos como aerossóis em geral, latas de tinta, inseticidas, verniz e afins, esponjas de aço, grampos de cabelo e clipes de papel. Podem ser reciclados todos os outros objetos de metal, como tampinhas, arames, canos e etc.
Vidro
Recebem uma solução diferente produtos como espelhos e boxes de banheiro, louças e cerâmicas, óculos e vidros especiais (como o da tampa de um fogão). Todos os outros objetos de vidro como garradas, copos e embalagens, poderão ser reciclados e devem ser descartados corretamente.
A Brasil Coleta ajuda a sua empresa nesse processo, por meio de uma consultoria ambiental estratégica, gerenciando resíduos, fazendo coletas desses resíduos, e mais. Conheça todos os serviços no nosso site, clicando aqui.
Acompanhe todas as nossas notícias no blog (clique aqui para acessar), e no nosso Facebook, LinkedIn e Instagram.
Boa tarde,
Sou Luciano Dantas
Proprietário da Olympus Saúde, presto serviço de massagem para empresas, colaborando com a qualidade de vida dos colaboradores, mas uma coisa me incomoda, usamos muitas toucas descartáveis…. gostaria de saber se esse material e reciclável.
Assim dicaremos mais tranquilos no utilização desse material, pois nos incomoda muito a quantidade de lixo gerada.
Sr. Luciano,
Bom dia
Precisamos analisar o material, mesmo que seja por foto, para verificar se é passível de reciclagem.
Por favor, nos passar o seu contato, seja um e-mail ou telefone para entrarmos em contato.
Nossos contatos: contato@brasilcoleta.com.br
Fone: (11) 2370-9420
Obrigada,
Comercial