O que está acontecendo no Pantanal?

pantanal

Entenda porque os olhos do mundo estão todos voltados para o Pantanal.

O Pantanal vem sendo noticiado de forma bastante triste em jornais mundo afora e alguns de nós ainda não entendeu bem o que, de fato, está acontecendo. De maneira bem clara e direta, o bioma, situado no Mato Grosso do Sul e Mato Grosso; além dos países Bolívia e Paraguai, está, literalmente, pegando fogo.

Considerado Patrimônio Natural Mundial e Reserva de Biosfera pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco); o Pantanal, segundo especialistas, passa pela sua maior catástrofe ambiental dos últimos tempos. Desde o início do ano, o cenário é de escassez de chuvas, desmatamento desenfreado e aumento nos focos de incêndios.

As queimadas não são novidade no Pantanal.

Os grandes períodos de seca costumam acabar em incêndios devido ao clima quente e à ventania. Porém, análises já concluíram que as chamas atuais intensas vêm sendo causadas pela ação do homem.

Já falamos sobre os incêndios por aqui e como eles podem ser divididos em criminosos e não-criminosos. Nessa segunda parcela estão os provocados para renovação de pasto e manutenção das atividades do agronegócio. Inclusive, segundo o Instituto SOS Pantanal, aproximadamente 15% da área do bioma foi convertida em pastagem por conta do desmatamento promovido por essas atividades.

Hoje, as queimadas do Pantanal estão sendo controladas por bombeiros, militares, servidores federais e voluntários. Houve também um aumento na fiscalização, mas isso pode não ser o bastante. São necessárias medidas preventivas de combate às ações incendiárias e punições maiores, visto que a falta disso provoca a sensação de impunidade aos infratores, que seguem com o trabalho de devastação tranquilamente.

Se você quer ficar por dentro das atualizações sobre o meio ambiente e saber como diminuir as ações de impacto negativo à natureza, acesse https://www.brasilcoleta.com.br/ e confira nosso conteúdo do Blog. Aproveite e siga nossas páginas nas redes sociais, a Brasil Coleta está no FacebookLinkedIn e Instagram.

Nenhum comentário. Seja o Primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.