Você sabe o que é educação ambiental?

educação ambiental

Entenda o que é educação ambiental e sua importância para a sociedade.

Muito se fala, principalmente nos dias de hoje, sobre educação ambiental. Mas você sabe o que, de fato, esse termo quer dizer? Pois é sobre esse processo e sua real importância para a sociedade como um todo que falaremos no artigo de hoje.

Antes de mais nada, entenda que educação ambiental é todo o processo responsável por formar pessoas preocupadas com o meio ambiente e os problemas ambientais que o atingem. Sabemos, por exemplo, que o homem precisa viver em harmonia com a natureza; e isso só é possível se tivermos consciência ambiental na hora de usufruir dos recursos naturais por ela oferecidos.

Sendo assim, a educação ambiental visa desenvolver indivíduos conscientes; e estimulá-los a prestarem mais atenção e a buscarem soluções para resolver problemas práticos relacionados à gestão de resíduos e economia de energia e água, por exemplo. Ou seja, sua importância é justamente mostrar ao homem o que ele pode fazer para construir sociedades mais sustentáveis com mudanças em seu dia a dia.

A Educação Ambiental

A educação ambiental hoje está muito ligada às tomadas de decisões e à ética utilizada para a melhora da qualidade de vida das pessoas. Portanto ela surge da necessidade de olhar para o meio ambiente de forma a prevenir catástrofes naturais; como as que têm ocorrido no Brasil e no mundo.

Acredita-se que a educação ambiental deve funcionar como um processo pedagógico e por isso muitas escolas têm inserido o tema em suas grades disciplinares. Afinal, sua importância vai além das datas comemorativas, ela deve ser pensada durante o ano todo; principalmente em tempos de rápido avanço tecnológico em que tendemos parar de pensar no quão dependentes da natureza somos.

Agora que você entendeu o que é educação ambiental, que tal levar o ensinamento para o seu cotidiano? Para ficar por dentro de mais temas como esse, acesse https://www.brasilcoleta.com.br/ e confira nosso Blog. Aproveite e siga também a Brasil Coleta nas redes sociais, estamos no FacebookLinkedIn e Instagram.

Nenhum comentário. Seja o Primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.