Saiba como descartar medicamentos corretamente

descartar medicamentos

Saiba como descartar medicamentos corretamente e as consequências de jogar no lixo comum

Descartar medicamentos exige algumas medidas de segurança para proteger a saúde humana e ambiental

A legislação brasileira diz que medicamento é todo produto farmacêutico, tecnicamente produzido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico; sendo um conjunto de substâncias elaboradas que auxiliam na cura de doenças ou ferimentos.

Oque acontece ao descartar inadequadamente um medicamento?

O impacto que os resíduos de medicamentos causam é um enorme problema ao meio ambiente e, também, social. Quando se descarta medicamentos no lixo comum, na pia ou no vaso sanitário, você está contribuindo para um problema de saúde pública.

O descarte desses produtos de forma inadequada pode intoxicar acidentalmente aqueles que trabalham em aterros ou lixões, ou mesmo quem esteja pelo local.

Há ainda o risco da ingestão desses produtos por crianças e adultos, que ocasiona outro problema social: o abuso intencional de drogas pelas pessoas que vivem em situação de rua.

Como descartar corretamente medicamentos?

Não existe nenhuma lei que regulamente o descarte de medicamentos e faltam orientações sobre o assunto. Mas uma das maneiras seria encaminhar o medicamento a uma farmácia para que o produto fosse descartado junto com o lixo produzido pelo estabelecimento. Porém, a farmácia não é obrigada a realizar o serviço.

Mas há outras alternativas como o Programa Descarte Consciente. Esse é o maior programa do país para coleta de medicamentos vencidos ou em desuso. Ele é realizado pela BHS Brasil Health Service, uma empresa pautada pela responsabilidade, transparência, inovação e eficiência.

O Programa Descarte Consciente oferece o serviço de descarte de medicamentos de forma gratuita. O foco do programa é a conservação do Meio Ambiente. E no site deles você pode conferir onde você pode fazer o descarte, como fazer o descarte e as estatísticas de preservação baseado nas coletas que são feitas.

Acesso o site deles agora pelo link: https://www.descarteconsciente.com.br/ e faça já o descarte consciente dos seus medicamentos.

Saiba mais sobre a Brasil Coleta no nosso site, clicando aqui. Acompanhe todas as nossas notícias no nosso blog, e no nosso Facebook, LinkedIn e Instagram.

Nenhum comentário. Seja o Primeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *