Reciclagem: Quais os diferentes tipos?

Reciclagem | Brasil Coleta

Saiba mais sobre os diferentes tipos de reciclagem!

Reciclagem: Quais os diferentes tipos? – Aqui no blog da Brasil Coleta, gostamos muito de falar sobre reciclagem! Acreditamos que o bom gerenciamento de resíduos é um agente importante na preservação do meio ambiente e de um planeta saudável.

Que tipo de resíduo participa da reciclagem?

Lixo seco

São todos os resíduos que podem, eventualmente, virar um novo objeto ou tornar-se matéria prima. É proveniente tanto de comércios e indústrias, quanto de residências. Para que a coleta seletiva seja mais eficiente no encaminhamento desses resíduos, é importante separar o lixo seco entre suas respectivas categorias. As famosas “lixeiras coloridas” estão se tornando cada vez mais comuns, e são separadas da seguinte forma:

– Lixeira vermelha: Plásticos;

– Lixeira azul: Papéis;

– Lixeira amarela: Metais;

– Lixeira verde: Vidros;

Lixo orgânico

O lixo orgânico é caracterizado por qualquer derivado de resquícios orgânicos. Dentro dessa categoria estão alimentos descartados, como cascas de frutas e restos de legumes. Normalmente gerado em estabelecimentos relacionados à alimentação (supermercados e restaurantes) e áreas residenciais, como casas e prédios residenciais.

Lixo industrial

Qualquer resíduo derivado dos processos indústrias entra nessa categoria. Estão entre eles pedaços de tecido e restos de vidro, por exemplo. É bastante comum que alguns desses resíduos são matéria-prima que sobrou em meio a produção, e pode até ser reutilizada na indústria.

Lixo comercial

São os resíduos que vem de comércios e estabelecimentos. Entre os mais comuns estão embalagens plásticas, papéis e embalagens de alumínio.

Qual a solução para esses resíduos?

Para o lixo seco, industrial e comercial, existem várias opções de reaproveitamento. Entre as mais comuns, está reaproveitar por remoldagem, onde o objeto é lavado, fragmentado e triturado. Também é possível queimar o material para gerar energia, assim como despolimerizar o mesmo.

Já o lixo orgânico pode ter diferentes destinações. Atualmente, uma das mais comuns é na produção de energia, onde esse resíduo serve de energia para o processo. Com o lixo orgânico também podemos realizar a compostagem.

A Brasil Coleta ajuda a sua empresa na coleta e destinação de resíduos! Saiba mais sobre a Brasil Coleta no nosso site, clicando aqui. Acompanhe todas as nossas notícias no nosso blog, e no nosso Facebook, LinkedIn e Instagram.

Nenhum comentário. Seja o Primeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *