Quais os principais gases do efeito estufa?

Você sabia que não é o efeito estufa que impacta nas mudanças climáticas negativas? Ou que o CO2 é o gás mais impactante do aquecimento global? Confira quais são os principais gases do efeito estufa e como eles impactam no aquecimento global.

O que é o efeito estufa?

Antes de falar sobre os principais gases do efeito estufa, é importante entender o que é esse processo. Por definição, o efeito estufa é um processo natural que ocorre entre a atmosfera da terra e o solo. Essa movimentação que ocorre entre as vegetações, mares, solos, entre outros, define a absorção e emissão de calor, além de também impactar na passagem de energia solar. Ou seja, é um processo natural que ocorre historicamente desde o início do planeta.

Quais são os principais gases do efeito estufa?

O efeito estufa é formado por diferentes gases e compostos químicos. Mas, existem alguns que se destacam e têm maior presença no processo, como o CO2.

CO2

Composto por um átomo de carbono, e dois de oxigênio, o dióxido de carbono é considerado o principal gás do efeito estufa. Amplamente encontrado nas indústrias, o CO2 vem tendo um grande crescimento de produção nos últimos anos. Para o Scripps Institution of Oceanography, por ano o ser humano já lança para a atmosfera cerca de 40 bilhões de toneladas de dióxido de carbono. Valor que juntado com a quantidade de emissão natural anual do gás, resulta em um número extremamente alto que supera a presença de qualquer outro gás do efeito estufa na atmosfera.

CH4

O metano é outro gás muito encontrado no efeito estufa. Composto por um átomo de carbono e quatro de hidrogênio, o metano é considerado o segundo gás mais presente no efeito estufa de acordo com uma publicação da revista Science. Amplamente encontrado em combustíveis fósseis e reservatórios de gás natural, esse composto vem registrando uma grande alta.

N20

Seguindo o trem dos gases mais presentes no efeito estufa está o óxido nitroso. Composto por vinte átomos de nitrogênio, essa substância é considerada a terceira maior do efeito estufa. Concentrando-se mais na agricultura e na produção de fertilizantes, o N20 já corresponde a aproximadamente 6% de toda a emissão de gases do efeito estufa segundo o Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC).

Qual o impacto do efeito estufa no aquecimento global?

O aquecimento global é um fenômeno não natural conhecido por aumentar a temperatura média da Terra através dos impactos do ser humano no processo de gases do efeito estufa. Como os gases do efeito estufa foram sempre produzidos e absorvidos em um processo natural, havia um esquema de controle desses gases que impactam no clima da terra. Entretanto, após o processo de industrialização ganhar força, gases como o dióxido de carbono, que permanece mais de 100 anos na atmosfera, começaram a ser lançados de forma excessiva no ar.

Gostou do conteúdo? Continue acessando nosso blog para ficar de olho nas notícias do meio ambiente. Siga-nos nas redes sociais para mais inspirações e novidades, estamos no Instagram,  Facebook e Linkedln.

 

 

Nenhum comentário. Seja o Primeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *