Por que devemos nos preocupar com as mudanças climáticas?

Saiba como ocorre este processo e descubra seus principais riscos
A natureza possui seu próprio sistema complexo e exuberante, e dela o ser humano extrai recursos indispensáveis para sobrevivência como a água e comida. Quando este sistema é afetado, ocorrem inúmeras mudanças na vida do ser humano.
Ultimamente, fala-se muito das mudanças climáticas e seus efeitos, porém você realmente sabe sobre isto? Este texto tem intuito de mostrar os detalhes a respeito deste assunto e te deixar inserido nele.
O que são as mudanças climáticas?
As mudanças climáticas são os efeitos das ações do homem sobre a natureza. Desmatamento, poluição do mar e dos rios, poluição do ar, entre outros, são as ações que geram as consequências negativas sobre as diferentes camadas da natureza.
Por que se preocupar com as mudanças climáticas?
As ações do homem provocam consequências graves ao meio ambiente, e muitas delas geram mudanças climáticas, o que traz desafios para a sobrevivência do ser humano. A geração de gás carbônico para a atmosfera através da queima de combustíveis fósseis por exemplo, causa um aquecimento na temperatura média da terra, isto porque a temperatura do planeta depende da quantidade de gás carbônico presente na atmosfera, quantidade que recentemente aumentou muito.
Segundo dados ONU (Organização das Nações Unidas), na última década, as emissões dos gases do efeito estufa dos países participantes da organização aumentou 1,5% ao ano, mostrando que é preciso fazer mais para evitar danos maiores.
Outra área em que as ações do ser humano deixam consequência são as florestas. Responsável pelo controle de boa parte da biodiversidade e dos ecossistemas, as florestas possuem um papel muito importante para a vida do ser humano, porém, ultimamente o dano nestas áreas aumentaram notoriamente.
Segundo dados da Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos), os registrados recentes de incêndios nas florestas ao redor do mundo foram os maiores detectados desde o início da medição. Estes incêndios fazem parte de um perigoso processo de degradação e destruição do meio ambiente. Ações como essas são perigosas porque liberam grandes quantidades de gases do efeito estufa, como dióxido de carbono, e fazem com que a temperatura da terra aumente, fazendo com que consequentemente a temperatura das florestas aumentem e que elas continuem secas e propensas a mais incêndios, e com isso, aumentam a impossibilidade de regeneração dos biomas e da vida nas regiões.
Gostou da explicação? Acesse nosso site e fique por dentro do que acontece no mundo da natureza. Siga nossas redes sociais, estamos no Facebook, Linkedln e Instagram.

Nenhum comentário. Seja o Primeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *