Por que a Amazônia é a floresta mais importante do mundo?

Recheada de biodiversidade e com características que são salvadoras para a qualidade de vida da população mundial, a Amazônia é considerada a principal floresta do mundo, mas por quê?

Importância

Com status de maior floresta tropical do mundo, a Amazônia reúne uma biodiversidade gigantesca e oferece grandes contribuições para o ambiente mundial com o funcionamento do seu ecossistema.

Uma das principais contribuições da floresta é a espécie de reservatório de carbono que o local oferece. Presente de maneira maciça no planeta, este material contribui muito para o aquecimento global, e o armazenamento deste composto por parte da Amazônia, ajuda positivamente no ambiente global.

Além deste papel importante, o lugar serve também como um grande fornecedor de recursos essenciais da vida humana, como comida e água. E com a poluição da floresta, o aproveitamento destes recursos fica prejudicado.

Outro ponto essencial da existência da floresta amazônica é a grande variedade de espécies que o local abriga. De acordo com dados do Instituto Chico Mendes, existem cerca de 40 mil espécies de plantas na Amazônia, e outras 300 espécies de mamíferos.

Sinal de alerta e importância de conscientização

Como o desmatamento vem em uma crescente na Amazônia, segundo dados do Prodes (Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite) a ação ilegal aumentou 9,5% de agosto de 2019 a julho de 2020, toda essa sua importância pode estar em jogo. Além do desmatamento, as queimadas também estão em alta no local. Segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), entre julho de 2019 e julho de 2020, o índice de incêndio aumentou em 28% na área.

Dados como esses não só são preocupantes para o meio ambiente, como trazem grande apreensão sobre o futuro, pois de acordo com especialistas, quando uma região sofre com muitas queimadas e desmatamentos, a possibilidade de degradação do solo, ação que impede o crescimento de novas vegetações, fica muito maior. Portanto, como as consequências dessa destruição não afetam só a floresta, afinal a região contribui em muitos aspectos para a qualidade de vida do ser humano, a necessidade de conscientização a respeito de sua preservação e ações efetivas devem ser colocadas em prática para que o nosso futuro ambiental seja positivo.

Gostou do conteúdo? Acesso nosso blog para ficar por dentro das notícias do mundo ambiental.

 

Siga-nos nas redes sociais para ficar antenado nas novidades, estamos no Instagram, Facebook e LinkedIn.

 

Nenhum comentário. Seja o Primeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *