Paraná lança aplicativo que detecta novas nascentes hídricas

Paraná lança aplicativo que detecta novas nascentes hídricas

Apesar dos constantes desmatamentos e crises de água, ainda há esperança para o abastecimento! Em abril deste ano, o Ministério Público do Paraná lançou o “Água Para o Futuro”, aplicativo que promete ajudar na detecção de novas nascentes hídricas.

Como irá funcionar

O Água Para o Futuro faz parte de um projeto conjunto entre o MPPR, Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (Fupef) e Companhia de Saneamento do Paraná. Além disso, o projeto conta também com a ajuda do Instituto Água e Terra (IAT).

Na prática, a iniciativa, que também conta com um site, irá funcionar através de um processo de três etapas. Primeiramente, será feita, no aplicativo, a reunião de imagens e endereços que servirão de base para os pesquisadores de campo. Essas informações poderão ser inseridas tanto pela população, quanto por especialistas. Em segundo lugar, os pesquisadores vão se deslocar até o local informado para verificar se realmente há uma nascente ali. Caso o endereço seja mesmo uma nascente, ele será catalogado no aplicativo como um local de nascente hídrica.

Impacto e influência

Uma iniciativa como essa pode contribuir demais na preservação de nascentes e matas ciliares (vegetação localizada ao redor de nascentes). Em um país onde, segundo o instituo de pesquisa MapBiomas, nos últimos 30 anos, já foram perdidos cerca de 15% da superfície de água, medidas preventivas como essa são cada vez mais necessárias.

Além do mais, na prática já é possível ver os efeitos do projeto. De acordo com dados do Governo do Paraná, só neste ano o aplicativo já ajudou a descobrir mais de 80 nascentes. Entretanto, não irá parar por aí, pois, de acordo com os iniciadores do projeto, a meta é localizar até o final do ano mais de 240 nascentes.

O aplicativo pode ser baixado pelo site do Ministério Público do Paraná ou pela App Store e Google Play.

Gostou do conteúdo? Continue acessando nosso blog para ficar de olho nas notícias do meio ambiente. Siga-nos nas redes sociais para mais inspirações e novidades, estamos no Instagram, Facebook e Linkedin.

 

Nenhum comentário. Seja o Primeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *