O que são efluentes?

Os efluentes são resíduos que apresentam potenciais perigosos ao meio ambiente e ao ser humano. Categorizados pela NBR 10004/04 e pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), esses compostos são conhecidos por serem gerados de diversas maneiras, podendo ter origem tanto de locais residenciais, quanto de locais industriais.

Categorização

A Norma Técnica 10004/04 e a PNRS definem os efluentes como “resíduos que apresentam significativo risco à saúde pública ou à qualidade ambiental”. Portanto, esses compostos são separados em três grupos de acordo com sua periculosidade. A Classe 1 – de resíduos perigosos – apresenta um alto risco químico para o meio ambiente e saúde pública. Já a classe 2 A – de resíduos não inertes – apresenta baixo risco químico, enquanto a classe 2 B – de resíduos inertes – não apresenta risco químico. Entretanto, todas classes são formadas por compostos especiais que necessitam de tratamentos e descartes específicos.

Pela grande variação de efluentes, às vezes ocorrem dúvidas para a sua destinação adequada. Primeiramente, para o gerenciamento adequado é preciso identificar a área de atuação da empresa e a ação na qual o resíduo foi usado, ou gerado.

Podem ser incluídos como efluentes, por exemplo, líquidos advindos do processo de produção, resíduos sólidos, como pilhas e embalagens de agrotóxicos, ou até mesmo resíduos gasosos gerados por processos de produção, como os reproduzidos na metalurgia.

Por que podem ser classificados como perigosos?

Como pôde ser visto anteriormente, pelas composições químicas – ou pela estrutura -, os efluentes possuem um grau elevado de perigo. Esses resíduos podem trazer riscos tanto para a integridade física das pessoas, quanto para as estruturas do meio ambiente. Seu descarte indevido pode contaminar a água consumida pelas pessoas, o solo usado para agricultura, e até mesmo a atmosfera. Com isso, a biodiversidade pode entrar em risco – afinal animais e plantas podem ser afetados – e a vida da população também. Por isso, seu descarte deve ser sempre feito de forma consciente e organizada.

Como sua empresa pode descartar efluentes?

De antemão, para estar alinhada ao conceito sustentável, e para evitar punições previstas em legislações ambientais, as empresas que geram efluentes devem sempre descartar os resíduos gerados de forma adequada.

Portanto, como forma de facilitar o processo, as empresas de coleta de resíduos podem servir como um ótimo caminho para essa solução. Com isso, a Brasil Coleta, empresa especialista em coleta e gerenciamento de resíduos, se apresenta como o seu destino sustentável! Com serviços que garantem a destinação e processamento corretos dos resíduos efluentes, além da BC abrir espaço para que a política de descarte da empresa esteja em dia com a legislação, ela possibilita que os valores institucionais se reforcem cada vez mais. Não perca tempo e deixe sua política de descarte em dia, clique aqui e confira mais detalhes.

Gostou do conteúdo? Continue acessando nosso blog, ou siga-nos nas redes sociais para acompanhar mais informativos do mundo sustentável. Estamos no Instagram, Facebook e LinkedIn.

Nenhum comentário. Seja o Primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.