O que é tecnologia limpa?

Conheça as características e importância da energia limpa e saiba por que ela é sustentável

No Brasil e no mundo cresce cada vez mais a busca de alternativas sustentáveis que gerem menos impactos no meio ambiente, e uma das ferramentas usadas para este ideal é a tecnologia limpa.

Necessidade de mudança

O meio ambiente praticamente pede socorro há muito tempo para a população. Os impactos das ações humanas sobre o sistema da natureza estão cada vez maiores e irreversíveis, e se não houverem mudanças, o futuro das populações enfrenta um dilema muito perigoso.

A maioria dos impactos ambientais vem de regiões onde há grande concentração de população e como 80% da população mundial vive em centros urbanos, a capacidade de produção de poluição cresceu mais ainda nesses ambientes.

Segundo dados de pesquisas realizadas pelo Observatório do Clima, 39% das energias poluidoras estão relacionadas com a queima de combustíveis pelos transportes, dados alarmantes quando se observa quantidade de veículos movidos a combustíveis poluidores nas grandes cidades e centros urbanos.

Essa produção de poluição no ar gera muitas consequências regionais e mundiais. Segundo dados de pesquisas realizadas pela USP (Universidade de São Paulo), nos últimos 50 anos, ocorreu um aumento de 2°C na temperatura da maior cidade do Brasil, elevação que pode estar ligada à grande produção de CO2 no local.

Tecnologia limpa: a salvação

Tecnologias limpas são práticas que procuram amenizar os impactos ambientais no mundo. Ações como a adesão de energias sustentáveis e medidas urbanas que possam frear as mudanças climáticas fazem parte desse processo.

Na parte das energias renováveis, o impacto causado na natureza é mínimo e com isso traz uma vida mais sustentável, além disso, muitas fontes de energias renováveis são inesgotáveis (como a solar e eólica), o que traz a união perfeita entre menos impacto ambiental e vantagens para a população.

Já na parte de medidas urbanas, estão ações que possam frear as mudanças climáticas na região e consequentemente no mundo. Está na lista dessas ações medidas como a redução de veículos movidos a combustíveis poluidores, administração positiva dos resíduos e conscientização da população, tudo feito com a intenção de fazer do mundo um lugar melhor para se viver.

Curtiu o texto e as curiosidades? Acesse nosso site e fique ligado nas novidades do mundo ecológico. Siga-nos nas redes sociais para ficar antenado nas notícias novas, estamos no Facebook, Linkedin e Instagram.

 

 

Nenhum comentário. Seja o Primeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *