Novo método de reciclagem pode transformar qualquer plástico de volta à sua matéria-prima

Recentemente, a reciclagem química se tornou uma das estratégias sustentáveis mais esperançosas. Como foco no reaproveitamento máximo do plástico, esse sistema possui um funcionamento químico específico de alto nível que poder ser muito útil para a vida da natureza e do ser humano.

Como funciona a reciclagem química

A reciclagem química é um novo método de reciclagem que tem sua base de funcionamento ligada na quebra dos polímeros (classe química da matéria prima do plástico). Isso acontece porque quando essa ação é feita, o reaproveitamento é efetivo. Seu processo de produção funciona desta maneira: primeiro, o plástico passa por uma triagem para que resíduos não orgânicos, como vidro ou metal, sejam eliminados. Depois, o plástico é triturado, limpo, é inserido em um reator com água supercrítica (água que se encontra fora do estado gasoso, sólido ou líquido).

Em seguida, o reator, que antes estava pressurizado, é despressurizado, resultando na produção de um gás. Esse produto gasoso é resfriado, e seu líquido se transporta por diferentes caminhos para sofrer diferentes processos de ebulição, o que irá resultar em diferentes óleos que poderão ser utilizados como matéria prima para novos plásticos ou outros produtos químicos.

Por que esse tipo de reciclagem pode ser importante

Com uma taxa de conversão estimada em 99%, a reciclagem química pode ser um grande reforço no reaproveitamento infinito do plástico. Assim, poderá promover a sustentabilidade e acabar com as altas taxas de desperdício e não reaproveitamento existentes no mundo atualmente, afinal, de acordo com grandes entidades do meio ambiente, hoje em dia grande parte do plástico é jogado em aterros sanitários, incinerado ou jogado na natureza. Ou seja, um singelo método de reciclagem poderá promover a integração sustentável entre produtores, consumidores e recicladores.

Brasil Coleta: o passo para a sustentabilidade da sua empresa

Assim como a reciclagem química, a Brasil Coleta tem o objetivo de contribuir ao máximo com os critérios de sustentabilidade. Oferecendo serviços de coleta e transporte de resíduos empresariais, a Brasil Coleta é o caminho para o alinhamento sustentável empresarial. Acesse nosso site (www.brasilcoleta.com.br) e fique por dentro dos serviços. Continue acessando nosso blog para ficar ligado nas notícias do meio ambiente. Siga-nos nas redes sociais! Estamos no Instagram, Facebok e Linkedln.

Nenhum comentário. Seja o Primeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *