Lixo Industrial e seu tratamento: Entenda tudo!

lixo industrial

Lixo Industrial e seu tratamento: Entenda tudo!

Você sabe o que é lixo industrial? Sabe de onde vem e para onde vai? Sabe como é realizado o seu tratamento? Entenda tudo sobre esse assunto!

O Lixo industrial é o resultado das atividades de produção dos mais variados tipo de indústrias. E é um dos maiores responsáveis por danos graves ao meio ambiente.

Com alta presença de produtos químicos e tóxicos, como solventes, metais e pesticidas, estes resíduos, quando despejados de maneira incorreta, oferecem sérios riscos à saúde ambiental.

Assim como os demais tipos de lixo (urbano, orgânico, eletrônico, hospitalar e radioativa), os resíduos industriais devem seguir métodos específicos de eliminação para evitar agressões ao meio ambiente.

Atualmente os métodos mais utilizados são a incineração, aterros industriais e a reciclagem. Conheça um pouco sobre cada um:

Incineração

Processo que reduz os resíduos a gases e materiais inertes através da queima controlada. É um processo mais complexo e custoso que, além das desvantagens econômicas, ainda gera polêmicas sobre seus reais efeitos ao ambiente.

Aterro industrial

Os aterros sanitários industriais devem possuir sistema duplo de impermeabilização. Geralmente são feitos com uma manta sintética sobreposta a uma camada de argila compactada, mantendo-se a uma distância de pelo menos 2 metros dos lençóis freáticos.

Este método de descarte é bastante comum por possuir custos bem mais baixos do que a incineração. Enquanto os investimentos para a eliminação de uma tonelada de lixo industrial nos incineradores chegam a R$ 3 mil, o descarte da mesma quantidade de resíduos nos aterros custa em torno de R$ 300.

Reciclagem

Outro destino para o lixo industrial é a doação ou venda como matéria-prima para outras indústrias. Para incentivar este tipo de reaproveitamento, que traz vantagens econômicas e ambientais, foi criado, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Sistema Integrado de Bolsa de Resíduos.

Saiba mais sobre a Brasil Coleta no nosso site, clicando aqui. Acompanhe todas as nossas notícias no nosso blog, e no nosso Facebook, LinkedIn e Instagram.

Nenhum comentário. Seja o Primeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *