Já parou para pensar em como pode aumentar os seus hábitos sustentáveis?

A educação ambiental é um ideal necessário e importante para a preservação do meio ambiente. Sua adesão, que muitas vezes pode ser complicada, quando devidamente feita, é eficientemente prática e favorável à natureza.

Por isso, neste texto resolvemos trazer algumas dicas de hábitos sustentáveis que podem ser colocados em prática, confira.

Primeira dica seria a adesão do consumo de produtos biodegradáveis e reutilizáveis na rotina. Produtos como escovas de dente feitas de bambu, ou sacolas biodegradáveis, são itens que podem ser incluídos.

Além disso, outro hábito recomendado é a diminuição do consumo. Seguindo a linha de obtenção de produtos, o corte do consumo em excesso é bem-vindo também. Pense antes de adquirir produtos, e planeje antecipadamente as compras, pois, assim evitará futuros desperdícios.

A suspensão do consumo de carne também é outro hábito sustentável muito positivo a ser adquirido. Isso porque a agropecuária, meio de produção da carne, é um formato que prejudica diversos pontos da natureza. A tática da queimada para plantação de pasto para o gado por exemplo, é uma das estratégias desse meio de produção que afetam negativamente o meio ambiente. Com o uso do fogo para a plantação do capim do gado, não só é feito o desmatamento de uma vegetação nativa, como também é praticada a degradação do solo (nome dado para situação em que o crescimento de novas plantas fica insustentável, ou quase insustentável). Além disso, a queimação da vegetação afeta o ar, podendo contribuir para a emissão de gases do efeito estufa.

Outro hábito sustentável que pode ser adotado no dia-dia, é a produção de menos lixo. Como a globalização influenciou para que modos degradantes de produção de resíduos fossem implantados na sociedade, menos geração de resíduos significa menos produtos poluentes circulando na natureza, e olha que a quantidade atual que circula não é nem um pouco pequena. De acordo com um estudo divulgado em 2015 feito por diversos cientistas, a cada ano, 8 milhões de toneladas de resíduos são despejados no mar. Dentre esse total, 60 a 90% é plástico. Por isso, a produção de menos lixo pode ser de extrema importância para a natureza. E para que isso seja colocado em prática, estratégias como a adesão de produtos duráveis no lugar dos produtos descartáveis usados em casa, ou a eliminação do consumo de determinado produto na residência, como por exemplo o plástico, são estratégias interessantes e recomendadas.

E por último, mas não menos importante, seria o apoio ao comércio local. Esta ação, além de ajudar na economia da região, corta a produção de gases poluentes que iriam ser gerados com o transporte para compra em outros locais. A ida para feiras e comércios locais, ou até mesmo a compra de produtos artesanais de vendedores da região, são medidas que podem ser adotadas.

Gostou do conteúdo? Continue acessando nosso blog para ficar antenado nas notícias sustentáveis. Estamos nas redes sociais também! Siga-nos no Instagram, Facebook e Linkedin.

Nenhum comentário. Seja o Primeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *