Já ouviu falar em Agricultura Sustentável?

Agricultura Sustentável

Saiba como funciona a agricultura sustentável e seus pontos positivos para a sociedade

Devido às mudanças dos últimos anos na produção de alimento, como as novas tecnologias e as novas possibilidades na mobilidade; os produtores conseguem produzir em larga escala com a agricultura sustentável. Porém, com esse crescimento, ocorrem inúmeros desmatamentos ilegais devido à expansão de territórios.

Além dos desmatamentos, existe também muitos agricultores que fazem o uso em excesso dos agrotóxicos; o que gera inúmeras consequências para a natureza e para quem consome o produto. Para evitar estes problemas, existe a Agricultura Sustentável. Ela traz benefícios para sua saúde e ajuda o meio ambiente, o que agrega demais na sociedade.

Crescimento do negócio

O mercado enfrenta uma alta nos meios de produção devido ao recente espaço ganho no debate público. Segundo José Pugas, sócio da Ceptis Agro, atualmente o Brasil possui 17 milhões de hectares de agricultura sustentável, o mesmo tamanho do estado do Acre.

Como funciona?

O mercado da agricultura sustentável envolve o uso de energia limpa no processo de fabricação, como a energia solar. Além também de obter o controle de resíduos e fazer a reciclagem.

A base do plano deste meio é introduzir praticidade e eficiência na produção, evitando ao máximo prejudicar o meio ambiente. Ações como a integração lavoura-pecuária-floresta servem para reforçar essa ideia de preservação do ambiente. A prática reúne diferentes formas de produção em uma mesma área; o que permite o agricultor produzir mais em menos espaço, evitando a expansão de território, o que consequentemente gera menos desmatamento da natureza.

Além desses métodos, é essencial também para o produtor sustentável usar métodos para promover a saúde do solo, evitando o uso em excesso de pesticidas.

O uso reduzido da água no processo também é essencial. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), 70% de toda a água no mundo é usada para irrigação; no Brasil o número chega a 72%. Portanto, para evitar o desperdício de um dos recursos mais essenciais para a vida humana, a agricultura sustentável evita ao máximo o uso em excesso desse recurso.

Se você quer ficar por dentro de tudo o que acontece no nosso meio ambiente acesse  https://www.brasilcoleta.com.br/. Aproveite e siga nossas redes sociais, estamos no FacebookLinkedIn e Instagram.

Nenhum comentário. Seja o Primeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *