Gestão de Resíduos: Como é o processo?

gestão de resíduos

Gestão de Resíduos: Como é o processo?

Entenda como é o processo de gestão de Resíduos.

O gerenciamento de resíduos permite o melhor aproveitamento da matéria-prima e a redução da agressão ao meio ambiente. Segundo a Lei nº 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos), a gestão dos resíduos precisa assegurar o reaproveitamento e reciclagem ao máximo dos mesmos. Bem como a redução dos rejeitos (materiais que não tem viabilidade no processo de reciclagem).

Segundo estudos, um quilo de material é descartado diariamente por cada brasileiro. Em um ano, a produção total de resíduos sólidos urbanos no país alcança aproximadamente 78,6 milhões de toneladas. Cerca de 31,9%total é reciclável (metais, plástico, vidro e papel), 51,4% é material orgânico e 16,7% correspondem a outros materiais.

A empresa que não faz o gerenciamento apropriado dos resíduos corre o risco de perder muitas oportunidades, além de incorrer em crime ambiental. Pois será responsável pela poluição do ecossistema e por diversos danos à saúde humana, animal e vegetal.

A correta gestão desses resíduos também ajuda a promover a redução de custos e de desperdícios. Contribuindo para o aumento dos lucros do negócio e o tão almejado desenvolvimento sustentável.

Por meio da coleta seletiva orientada e bem direcionada, da qual participam também os consumidores, é possível conseguir lucratividade em cima da venda dos materiais recicláveis de boa qualidade.

Portanto, todos esses benefícios em conjunto favorecem ao aumento do potencial competitivo das empresas, a qual poderá crescer de forma saudável, livre de passivos ambientais, insatisfação dos clientes — que, em sua maioria, julgam mal as empresas que não se ajustam ao desenvolvimento sustentável — e mantendo vantagem sobre os concorrentes que não atuam da mesma forma.

Agora algumas dicas pra você ajudar a preservar o Meio Ambiente:

  • Não coloque resíduos sujos (esvazie garrafas e recipientes) no lixo.
  • Amasse e dobre o que for possível (as latas e os papelões, por exemplo) antes de jogar no lixo.
  • Evite sacos escuros para dispor seu resíduo, use sacos que possibilitem a identificação dos materiais.

Saiba mais sobre a Brasil Coleta no nosso site, clicando aqui. Acompanhe todas as nossas notícias no nosso blog, e no nosso Facebook, LinkedIn e Instagram.

Nenhum comentário. Seja o Primeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *