Floresta Amazônica depois do grande incêndio em 2019

Floresta Amazônica

Como está a Floresta Amazônica depois do grande incêndio florestal de 2019?

Entenda quais foram as consequências das queimadas na Floresta Amazônica.

No ano passado, a Floresta Amazônica se deparou com uma série de incêndios que, em agosto, atingiram um recorde no número de queimadas em nove anos. Foi contabilizado um total de 30.901 focos ativos de incêndio, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe.

De acordo com especialistas que acompanharam a situação da floresta na época, os incêndios foram encadeados pela ação do homem e relacionados às altas nas taxas de desmatamento motivadas pela tentativa de posse de zonas públicas.

Uma das consequências desse grande período, como afirmaram pesquisadores, é a chance da Amazônia se tornar uma savana, ou seja, menos úmida e com solo e clima semelhantes às regiões de cerrado, caracterizadas por longos períodos de seca e, consequentemente, pela mortalidade de tipos de árvores, por exemplo.

Consequências com os grandes incêndios florestais no Brasil:

Biodiversidade comprometida: a mudança climática provocada pelas queimadas é capaz de afetar diretamente a diversidade de biomas contida na Floresta Amazônica;

Projeção de gás carbônico: devido à queimada de biomassa, há um aumento na emissão de gases por hectares, o que contribui para o aumento do efeito estufa;

Dificuldade de recuperação vegetativa: o clima úmido da Amazônia reflete em espécies pouco resistentes ao fogo, sendo assim, grande parte das espécies nativas acabam morrendo;

Mudança no ciclo de chuvas: a quantidade de umidade produzida pela Floresta Amazônica influencia na produção de chuvas no Brasil e em países vizinhos, como Paraguai e Argentina.

Nos últimos meses, empresas investidoras do mundo inteiro vêm debatendo a questão do desmatamento acelerado na Floresta Amazônica e cobrando do governo brasileiro uma posição que impeça esse avanço. Algumas delas já ameaçaram desinvestir no país, caso a destruição ambiental continue acontecendo.

O desmatamento no Brasil é um dos maiores motivos de preocupação no país, pois trata de alterações expressivas no ecossistema, impactando na estrutura e fertilidade do solo. Por isso hoje existe um debate sobre a criação de políticas mais rígidas em relação a isso.

Quer saber mais sobre os impactos ambientais produzidos pelo homem e como ajudar com pequenas medidas diárias? Então acesse www.brasilcoleta.com.br e confira mais artigos com informações e dicas. Siga também nossas páginas no FacebookLinkedIn e Instagram para não perder nada.

Nenhum comentário. Seja o Primeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *