Entenda porque o óleo de cozinha prejudica a natureza

óleo de cozinha

Motivos pelos quais você deve pensar bem antes de descartar seu óleo de cozinha indevidamente.

Já parou para pensar que o óleo de cozinha que você joga na pia pode chegar aos rios e impedir a entrada de luz e oxigênio, que são essenciais a certas espécies aquáticas? Pois é, muito se fala sobre o descarte incorreto do óleo de cozinha e, de fato, é necessário pensar a respeito. Por isso elencaremos alguns pontos que o farão entender o efeito negativo do óleo no meio ambiente.

Atração de pragas

Um dos problemas de se despejar o óleo usado em pias, ralos ou vasos sanitários é o acúmulo de gordura criado nas redes de esgoto. Essa retenção facilita a atração de pragas responsáveis por doenças, como cólera, hepatites, leptospirose, que podem atingir humanos e animais.

Entupimento das redes de esgoto

O óleo encrustado nos encanamentos ainda pode bloquear a passagem das águas das chuvas e provocar o entupimento dos esgotos; atrapalhando o funcionamento das estações de tratamento. Nesse caso a preocupação pode ser dupla, pois os produtos usados para desentupir esses encanamentos podem gerar, além de gastos econômicos, mais poluição.

Morte de espécies aquáticas

Como já dissemos, o óleo que acaba nos rios e lagos pode impedir a passagem da luz e do oxigênio nas águas. Causando a morte e bloqueando o desenvolvimento de espécies, como as algas, conhecidas também como fitoplânctons; que, além de fabricantes de oxigênio, servem de alimento para outros seres aquáticos.

Malefícios ao solo

Além disso, ele também pode afetar o solo. Seja através dos mananciais ou do seu descarte em lixos comuns, que o faz chegar aos lixões, o óleo pode contaminar o solo e ser absorvido por plantas, poluir lençóis freáticos e tornar-se impermeável, contribuindo com a formação de enchentes. Como se não bastasse, sua decomposição produz gás metano (CH4), que colabora, e muito, com o aquecimento global.

Entendeu porque é tão importante pensar na natureza na hora de jogar o seu óleo fora? Então comece hoje mesmo a armazená-lo em garrafas PET para depois encaminhá-lo a empresas, ONGs e outros locais especializados em coleta seletiva.

Gostou desse conteúdo? Então acesse o blog da Brasil Coleta (https://www.brasilcoleta.com.br/blog/) e confira todas nossas atualizações. Siga também nossas páginas nas redes sociais, estamos FacebookLinkedIn e Instagram.

Nenhum comentário. Seja o Primeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *