Cooperativa de Reciclagem e como funciona

Cooperativa de Reciclagem

Cooperativa de Reciclagem e como funciona

Conheça o processo de tratamento de uma Cooperativa de Reciclagem.

As Cooperativas de Reciclagem trarão de volta ao ciclo, tudo aquilo que parecia não servir mais, e que, descartado errado, prejudicaria o meio ambiente. A população do Brasil produz, anualmente, mais de 78,3 milhões de toneladas de resíduos sólidos. Aqui estão resumidamente os processos realizados para a reciclagem desses resíduos:

Coleta

Essa primeira etapa é feita pelos catadores de resíduos. É nesse momento que acontece a parte mais importante de toda a ação da reciclagem, a separação dos materiais. Os coletores os dividem ente alumínio, papel, plástico e vidro. Depois disso, esses resíduos são encaminhados a triagem.

Triagem

Depois da coleta, os resíduos são separados novamente. Para que nas empresas recicladoras, todos os resíduos sejam tratados e reciclados corretamente.

Prensa

Após esses dois processos, os materiais são prensados e compactados, e é nessa etapa que é necessário que a empresa tenha as máquinas e equipamentos apropriados para prensar grandes quantidades e tipos de resíduos.

Venda

Esse é o último processo dentro de uma Cooperativa de Reciclagem de Resíduos. Nessa etapa todo o material é transportado e vendido para empresas recicladoras que fazem o processo de reciclagem, tornando a usar esses materiais como matéria-prima. As cooperativas de reciclagem geram empregos e valorizam o trabalho dos catadores. Eles colaboram com o processo de preservação ambiental, que diminui o uso de recursos naturais para a fabricação de embalagens.

Para que as cooperativas de reciclagem tenham maiores êxitos, a contribuição da população é fundamental nesse processo. É o pilar principal de toda a atuação! Por esse motivo, é importante que todos os resíduos sejam separados corretamente.

Saiba mais sobre a Brasil Coleta no nosso site, clicando aqui. Acompanhe todas as nossas notícias no nosso blog, e no nosso Facebook, LinkedIn e Instagram.

Nenhum comentário. Seja o Primeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *