Conscientização Ambiental: Entenda o que é

Conscientização Ambiental

A conscientização ambiental vai além da ideia, ela é ação. Todos nós deveríamos fazer nossa parte na preservação do meio ambiente. Leve afrente essa ideia!

Desde o início da humanidade os seres humanos dependem do Meio ambiente para sobreviver, desde para ter abrigo quanto para ter alimentos. Essa relação era harmoniosa, porém com o passar dos séculos, ele foi desenvolvendo-se de tal forma que a exploração aos recursos naturais ficou cada vez mais preocupante, principalmente no final do século XX. Pois na época ainda não se falava em Conscientização Ambiental.

No século XX houve um acelerado crescimento populacional.

Isso fez com que a relação perdesse seu equilíbrio, e que fosse necessário pensar sobre a preservação do meio ambiente junto com os interesses econômicos e sociais do país, ou seja, pensar em um desenvolvimento sustentável.

A partir disso, foram criadas normas ambientais que se tornam cada vez mais rígidas, métodos de produção e de energia cada vez mais sustentáveis e todas as atividades diárias desempenhadas pensando na economia de recursos naturais.

No Século XXI, muita coisa muda.

No início do Século XXI, a sociedade entende que estamos em um novo momento e percebe a necessidade de fazer um esforço para melhorar a qualidade ambiental, reprimir os infratores ambientais, e compensar também àquele que preserva o meio ambiente.

Porem estamos, enfim, descobrindo a realidade de que vivemos em um sistema fechado, finito.

E existem consequências para as nossas ações: o lixo acumulado polui a água e atraem vetores de doenças, o esgoto despejado nos rios mata peixes e inviabiliza a captação para uso humano, o ar poluído pelos nossos carros afeta o desenvolvimento das crianças, entre outras.

A lista das consequências é infinita e, em geral, maléfica à própria existência do homem.

Mesmo que a conscientização ambiental seja um processo introspectivo, que necessita do próprio indivíduo adquirir tais pensamentos, há métodos legislativos e educacionais que visam tentar acelerar esse processo, seja por meio de cartilhas, avisos, artigos, ou até por punições instituídas e estudadas pelo Direito Ambiental.

Ter consciência ambiental é saber que, não existe distinção entre o ser e o meio ambiente. Somos parte de um só sistema, mas não podemos controlar ele, apenas nossas ações.

Saiba mais sobre a Brasil Coleta no nosso site, clicando aqui. Acompanhe todas as nossas notícias no nosso blog, e no nosso Facebook, LinkedIn e Instagram.

Nenhum comentário. Seja o Primeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *