Diariamente indústrias espalhadas pelo mundo inteiro produzem resíduos, que são o resultado das sobras de suas produções. Essas sobras exigem um tipo de descarte específico, que deve ser controlado rigorosamente, pois pode causar graves prejuízos para o meio ambiente e para a saúde pública.
Para que esse descarte seja feito de forma apropriada, é preciso primeiramente identificar de qual tipo de resíduo se trata, visto que há algumas diferenças entre eles. Por isso, no post de hoje, nós vamos te explicar como são classificados os resíduos industriais para que você possa estar sempre atento.
Como são classificados os resíduos industriais?
Para a classificação dos resíduos industriais são feitas análises levando em consideração algumas características que eles podem ter em comum. Essa classificação foi feita pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que criou diretrizes pela NBR 10.004/04, considerando aspectos como cor, grau de heterogeneidade, estado físico, atividade industrial, processo de origem e constituinte principal.
Atualmente os resíduos são classificados em 3 grupos: classe I (perigosos), classe II A (não inertes) e classe II B (inertes). Veja agora um pouco mais sobre cada um deles.
– Classe I (perigosos): Os resíduos da classe I são considerados como perigosos, pois possuem propriedades que podem causar problemas graves para o meio ambiente e para a população. Dentre essas características, podemos citar a inflamabilidade, a toxicidade, a corrosividade e a patogenicidade. São encontrados desde materiais presentes no dia a dia, como óleo lubrificante, cartucho e pilhas até lodos de tinta provenientes da pintura industrial.
– Classe II A (não inertes): A classe II A de resíduos não inertes, diferentemente, não possui resíduos considerados perigosos, mas que possuem características como a combustão, a solubilidade e a biodegradabilidade em água. Alguns exemplos de resíduos deste grupo são os materiais têxteis, fibras de vidro, gessos, EPI’s e outros.
– Classe II B (inertes): Os resíduos da classe II B também não são considerados perigosos, e ao contrário da classe II A, não apresentam nenhum de seus constituintes solubilizados em concentrações superiores aos padrões de potabilidade da água, isto é, não alteram a potabilidade da água. Neste grupo podemos encontrar sucatas de ferro, de aço ou entulhos.
Brasil Coleta – Compromisso
A Brasil Coleta se preocupa com o Desenvolvimento sustentável e faz parte do Mercado Verde, ao utilizar nossos Serviços sua empresa adere a este compromisso que vem crescendo exponencialmente, trazendo inúmeros resultados positivos para visibilidade da sua empresa perante o mercado dos negócios cada vez mais preocupado e exigente com o meio ambiente e sua empresa.
Gostou do conteúdo? Continue acessando nosso blog para ficar antenado nas notícias do mundo sustentável, e para ficar sempre atualizado, siga nossas redes sociais, estamos no: Instagram, Facebook e LinkedIn.
Nenhum comentário. Seja o Primeiro.