Como fazer adubo em casa

adubo

Aprenda a preparar adubo caseiro e mantenha suas plantas sempre saudáveis.

Para manter nossas flores mais bonitas e saudáveis contamos com uma gama gigantesca de adubos no mercado; mas você sabia que é possível preparar seu próprio adubo caseiro com restos de alimentos consumidos no dia a dia? Pois é isso que iremos mostrar no artigo de hoje.

Cascas, leite, canela e café

Para utilizar as cascas de ovos e bananas é fácil, basta tritura-las. No caso da banana é necessário enterrar os resíduos ao redor da planta, o mesmo serve para as cascas de vegetais; como abóbora, cenoura e batata, que são ricas em vitamina E. Já a casca de ovo triturada deverá ser polvilhada sobre a terra; pois o cálcio presente nesse material será absorvido pela planta a medida que ela for regada.

Agora que você já sabe que suas cascas têm serventia, é hora de usar o leite. Diluindo 100 ml de leite em 1 litro de água é possível ter em casa um poderoso fungicida; isso porque o composto conta com sais e aminoácidos capazes de tornar as plantas mais resistentes e, se aplicado na própria folha; pode evitar o aparecimento de insetos causadores de doenças. Se colocado no substrato, o líquido ainda serve como fertilizante.

Outra especiaria muito comum no adubo caseiro é a canela, que pode ser usada tanto no solo para evitar o surgimento de fungos e acelerar o enraizamento das plantas; como no machucadinhos das folhagens. A borra de café quando diluída em água e descansada por uma semana também servirá de repelente, afastando possíveis pragas. Lembre-se apenas de nunca aplicar o pó de café diretamente na terra.

Técnicas caseiras de compostagem

Além dessas dicas simples, é possível ainda apostar nas técnicas caseiras de compostagem. Para realizar o reaproveitamento do seu lixo doméstico e gerar adubo natural é preciso separar seu material orgânico vegetal, aquele disponível na cozinha, distribuindo-o em camadas intercaladas com palha ou folhas secas. Esse processo pode ser feito em um balde plástico com tampa. Vale ressaltar que a compostagem demora ao menos 3 meses para virar adubo, então paciência é a palavra de ordem.

Curtiu as dicas? Então acesse o site da Brasil Coleta https://www.brasilcoleta.com.br/ e siga a gente nas redes sociais, FacebookLinkedIn e Instagram, para ficar por dentro desse e de outros temas relacionados ao meio ambiente.

Nenhum comentário. Seja o Primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.