Como assentamentos impactam o meio ambiente

assentamentos

Assentamentos: entenda como esses espaços de povoamento humano podem acabar afetando a natureza.

Os assentamentos rurais, diferentemente dos acampamentos rurais, são espaços territoriais agrícolas estabelecidos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, o Incra; redistribuídos a pessoas sem condições econômicas para compra de terras. Além desses assentamentos, que, vale ressaltar, são cedidos pelo governo, as famílias contam com uma infraestrutura básica, assistência técnica e créditos até que consigam tornar os locais produtivos.

Do ponto de vista humano, os assentamentos são ótimos para o desenvolvimento social, cultural e, especialmente, econômico desses grupos. Já pelo ponto de vista ambiental, eles podem ser caracterizados, muitas vezes, pelos seus pontos prejudiciais à natureza. Por que, segundo especialistas, além do grande número de assentamentos irregulares existentes, é possível observar a predominância da promoção desenfreada do corte e da queima de florestas (desmatamento ilegal) em muitos desses projetos.

Assentamentos X Meio Ambiente

No contexto geral, os assentamentos, inclusive os regulares, até pouco tempo, prejudicavam o meio ambiente de formas bastante destrutivas, fosse por meio da poluição da água; do ar ou da destruição de patrimônios agrícolas; ocasionados, em especial, por conflitos ambientais relativos à exploração não controlada dos recursos naturais; principalmente das pastagens e da madeira. Tudo isso era efeito dos regimes de acesso livre, em que os direitos de propriedade ainda não eram bem definidos.

Hoje, apesar de existir um acesso mais regulado, ainda é possível verificar conflitos quanto a essa utilização. Que são causados, principalmente, pelo não cumprimento da legislação ambiental e das regras estabelecidas internamente por líderes dos próprios assentamentos. Ou seja, apesar da criação de normas mais rígidas e do claro desenvolvimento agrícola gerado nesses locais, é necessário elaborar medidas protetivas mais eficazes em relação ao meio ambiente.

Gostou desse conteúdo? Para saber mais sobre questões ambientais importantes, acesse o site da Brasil Coleta, www.brasilcoleta.com.br, e mantenha-se sempre atualizado. Em nossas redes sociais você ainda conta com postagens exclusivas. Siga nossas páginas, estamos no FacebookLinkedIn e Instagram.

Nenhum comentário. Seja o Primeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *