Coleta Seletiva de Lixo: Saiba como acontece!

coleta seletiva de lixo

Coleta Seletiva de Lixo: Saiba como acontece!

Você sabe como acontece a coleta seletiva de lixo? Entenda todo o processo e para que serve.

A coleta seletiva de lixo é um processo que separa e recolhe de todo o lixo seco descartado pelas empresas, comércios e residências. Nessa seleção, o lixo que pode ser reciclado é separado dos resíduos orgânicos. Esse lixo orgânico, geralmente é descartado e levado para os aterros sanitários ou viram compostagem.

Na coleta seletiva de lixo, os resíduos podem ser divididos em quatro tipos: plástico, papel, vidro e metal. Há indústrias que transformam e reutilizam esses materiais para a fabricação de matéria-prima e até mesmo de outros produtos.

Quase sempre encontramos lixeiras específicas para recolher esse material reciclável, essas lixeiras têm cores diferentes para que cada tipo de lixo, as lixeiras amarelas são para metal, as azuis para papel, as verdes para vidro e as vermelhas para plástico.

Nem todo lixo pode ser aproveitado. As pilhas e baterias, por exemplo, são materiais não recicláveis e que se forem jogados no meio ambiente podem contaminá-lo. Mesmo não sendo reutilizados, devem ser separados na hora de jogar fora. Os medicamentos também não devem ser descartados junto ao lixo orgânico, assim como as lâmpadas fluorescentes, entre outros resíduos.

Outro material que também não é reciclável e merece um tratamento especial é o resíduo hospitalar. Esse tipo de resíduo costuma estar infectado com grande quantidade de vírus e bactérias, então são retirados dos hospitais através de um procedimento específico e levados para a incineração em locais especiais.

A coleta seletiva é de extrema importância para toda a sociedade. Ela gera emprego, pois muitas pessoas trabalham com a coleta de lixo e é dessa forma que conseguem garantir a renda familiar. Além disso, ajuda a diminuir a poluição dos solos e dos rios, auxiliando também no desenvolvimento sustentável do planeta.

Saiba mais sobre a Brasil Coleta no nosso site, clicando aqui. Acompanhe todas as nossas notícias no nosso blog, e no nosso Facebook, LinkedIn e Instagram.

 

Nenhum comentário. Seja o Primeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *