Agricultura sustentável: Uma forma de respeitar o meio ambiente

Agricultura Sustentável - Brasil Coleta

Preservando o meio ambiente através da agricultura sustentável

Agricultura sustentável: Uma forma de respeitar o meio ambiente – Vivemos numa época onde é mandatório reduzir o consumo de recursos e evitar o desperdício de água, de energia e de comida. Mas, estamos dando a devida importância à qualidade do que estamos consumindo?

O que é agricultura sustentável?

Dentro desse questionamento, surge a agricultura sustentável. A agricultura sustentável apresenta-se como um modelo onde a agricultura pode, ao mesmo tempo, conservar os recursos naturais do planeta enquanto fornece produtos saudáveis para consumo.

É uma estrutura de agricultura onde existe responsabilidade com o meio ambiente e com o ser humano. Está a serviço da saúde da sociedade e também da biodiversidade a sua volta. O resultado desse processo são produtos orgânicos, que estão se tornando cada vez mais acessíveis para a população.

Quais os diferentes tipos?

Dentro da agricultura sustentável, existem subdivisões. Enquanto todas promovem transformações tecnológicas e filosóficas dentro da agricultura, cada uma tem sua especificidade. Destacamos os três modelos que possuem mais relevância para o cenário brasileiro:

Agricultura orgânica

Fundamentada na compostagem de matéria orgânica, é um modelo onde são inseridos micro-organismos no composto, com a intenção de acelerar seu processamento. A única adubação aplicada é a orgânica, para que ocorra a reciclagem de nutrientes já no próprio composto.

Agricultura alternativa, ou agroecologia

Unindo a adubação orgânica e mineral e a compostagem surge mais uma vertente da produção agrícola: a agricultura alternativa. É priorizado o equilíbrio nutricional de todas as plantas no processo. É também fundamental o processamento dos produtos e sua comercialização posteriormente.

Nasseriana, ou Biotecnologia Tropical

Essa vertente considera de extrema importância a utilização de ervas nativas e exóticas brasileiras. A agricultura nasseriana também defende o envolvimento de uma grande diversidade de insetos e plantas no processo. É de igual importância uma adubação direta na base das plantas; essa adubação também deve ser orgânica.

Por que preferir produtos orgânicos?

Os produtos orgânicos, resultados de cada um desses processos dentro da agricultura sustentável, apresenta diversos benefícios. Além de auxiliar na preservação (e restauração) da biodiversidade, também protege a fauna e flora à sua volta. Produtos orgânicos ajudam a evitar problemas de saúde, já que não possuem agrotóxicos em sua composição. Processos que envolvem técnicas mais orgânicas também evitam a erosão do solo, através de rotação de culturas e compostagem, por exemplo.

Saiba mais sobre a Brasil Coleta no nosso site, clicando aqui. Acompanhe todas as nossas notícias no nosso blog, e no nosso FacebookLinkedIn e Instagram.

Nenhum comentário. Seja o Primeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *