Agricultura sustentável

A Agricultura Sustentável é uma forma de produção que pode impactar positivamente todos os consumidores, produtores e também o meio ambiente! Esse sistema produtivo tem a capacidade de influenciar na melhora do solo, da qualidade da comida e do uso consciente da água.

O que é

A Agricultura Sustentável é o formato de plantação que tem o propósito de instaurar um processo de produção sustentável através das ciências agrárias. Suas principais características são o desuso de agrotóxicos, o plantio responsável e o uso consciente da água. No processo de substituição dos agrotóxicos são colocados defensores e fertilizantes naturais.

Os defensores naturais são produtos feitos com um ingrediente natural, como um organismo vivo ou uma planta. Eles não deixam rastros tóxicos na comida, ou no solo, e conseguem eliminar as pragas efetivamente, desempenhando o mesmo papel dos agrotóxicos.

Já os fertilizantes naturais, são substâncias e materiais sustentáveis que, após reunidos, resultam em um processo de plantio sustentável conhecido como compostagem. A compostagem é feita com restos de frutas, verduras e fezes de animais herbívoros.

Qual o impacto

A Agricultura Sustentável ajuda na melhora do solo. Isso porque a quantidade de agrotóxicos presentes diminui muito com a implementação deste processo. E como o uso de agrotóxico em grande quantidade pode gerar uma desertificação do solo, processo em que a terra fica empobrecida sem nutrientes e humidade, a prática da Agricultura Sustentável contribui para uma qualidade maior de plantio.

No âmbito da qualidade da comida, a AS também impacta, pois, muitos componentes químicos presentes nos agrotóxicos têm potencial de causar doenças. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, males como Mal de Parkinson, arritmia cardíaca, disfunções reprodutivas e até mesmo câncer, podem ser causados pelo alto consumo de alimentos com agrotóxicos.

Ações existentes

No Brasil, já existem muitas ações que colocam para disposição da população vários produtos feitos com a Agricultura Sustentável, como, por exemplo, a iniciativa “encontre um produtor agroecológico perto de você” do Greenpeace Brasil. Através de uma plataforma digital, é possível encontrar o contato de diversos agricultores de todo o Brasil que produzem e fazem entrega de seu plantio.

Gostou do texto? Continue acessando nosso blog para ficar antenado nas notícias do meio ambiente. Siga-nos nas redes sociais para acompanhar outros conteúdos sustentáveis de relevância, estamos no Instagram, Facebook e Linkedln.

 

Nenhum comentário. Seja o Primeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *