A importância da Amazônia para o mundo

amazônia

Entenda por que preservar a Amazônia é essencial para o Brasil e o restante do planeta e saiba como ajudar.

Assim como os oceanos, as florestas armazenam grande parte, na verdade toneladas métricas; de carbono e seu desmatamento pode contribuir para a emissão anual de, ao menos, 20% dos gases que influenciam diretamente no desenvolvimento do efeito estufa. Dito isso, não é muito difícil perceber qual a importância da Amazônia para o mundo, certo?

Englobando Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa, Peru e Suriname, a Amazônia acolhe em seu território a maior floresta tropical; além da maior bacia hidrográfica do mundo, ou seja; ela é responsável por colaborar diretamente com a estabilidade do clima e temperatura do planeta. Tudo isso acaba afetando também a regulação das chuvas que abastecem parte dos países em que ela está situada.

Além da questão relacionada ao clima e à poluição do ar, a floresta Amazônica; como sempre ressaltamos em nossos artigos, abriga a maior biodiversidade do mundo. Esse fato está relacionado à garantia da sustentabilidade natural; sem falar que toda essa variedade de espécies ainda contribui para a produção de medicamentos, cosméticos e auxilia no controle biológico de pestes.

Como cooperar com a redução de impactos na Amazônia?

Para contribuir com a redução dos impactos negativos provocados pela destruição da Amazônia e, consequentemente, ajudar na sua preservação; é possível aplicar algumas ações básicas no seu próprio dia a dia, entre elas estão a redução do consumo excessivo; o investimento em alimentos orgânicos e, claro, a troca consciente por marcas que respeitam e não agridem o meio ambiente.

Para ficar por dentro de mais dicas e informações sobre o meio ambiente e o que podemos fazer para salvá-lo, acesse www.brasilcoleta.bom.br e siga nossas páginas nas redes sociais, estamos no FacebookLinkedIn e Instagram.

Nenhum comentário. Seja o Primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.