Reciclagem do vidro: por que é relevante?

É possível realizar a reciclagem do vidro?

Reciclagem de vidro – O vidro é um material produzido através da exposição de componentes inorgânicos à altas temperaturas. O resfriamento acelerado da massa resultante, em seguida, transforma o vidro até que o mesmo esteja num estado sólido não cristalino. As altas quantidades de produção e a complexidade do descarte requerem soluções adequadas para este resíduo. É isto que vamos discutir a partir de agora.

Que fim se dá à todas as garrafas, copos, vidro de janelas, frascos de perfume? Objetos que tanto consumimos, mas que já não estão mais adequados para cumprir suas funções? Apresenta-se como uma solução a reciclagem de vidro. Sim, ela existe! E te explicaremos como ela é realizada e como sua empresa pode contribuir nisso.

Descartar o vidro não é uma solução.

Não é suficiente para o meio ambiente fazer a separação e o descarte do vidro, é preciso processá-lo. O descarte é o primeiro passo para o tratamento do vidro descartado. Porém, precisa ser feito da forma correta.

Apenas eliminar o resíduo em lixeiras comuns não é a melhor opção. O vidro é um material que permanece na natureza por aproximadamente 10 mil anos, sem se decompor. Além disso, quando quebrado, torna-se um objeto cortante e extremamente perigoso se descartado em locais inapropriados. Por esse motivo, a reciclagem se reforça como a melhor solução para esse tipo de material.

E como a reciclagem do vidro é realizada?

A reciclagem apresenta-se como a solução mais adequada para o vidro, porque as embalagens de vidro que consumimos já são feitas totalmente de material reciclável. É um sistema que pode ser repetido diversas vezes. Se o descarte for realizado de forma correta pela maioria das pessoas, o próprio sistema de coleta de lixo seria barateado, tanto para a população comum quanto para as empresas.

Um fato interessante é que o produto final da reciclagem de embalagens de vidro é, na maior parte dos casos, uma nova embalagem de vidro. Isso diminui o consumo e a retirada de matéria-prima da natureza. O vidro pode virar, as vezes, exatamente o mesmo objeto que ele era quando descartado, mas agora em perfeito estado.

Por que é um assunto atual?

A reciclagem do vidro é um assunto bastante contemporâneo por apresentar-se para as empresas como uma solução ecofriendly e de baixos custos. Ela, de fato, evita a poluição do meio ambiente. Por esse motivo, tem recebido muitos investimentos governamentais e empresariais.

Para ajudar a sua empresa nesse processo, a Brasil Coleta gerencia resíduos, realiza uma consultoria ambiental estratégica, efetua coleta de resíduos, e mais. Conheça todos os serviços no nosso site, clicando aqui.

Acompanhe todas as nossas notícias no blog (clique aqui para acessar), e no nosso Facebook, LinkedIn e Instagram.

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.